Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906100
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, A. S. de
GOMES, L. H. M.
GOLDMAN, M. H. S.
MALUF, M. P.
Additional Information: ADALGISA SOARES DE OLIVEIRA, IAC; LUIZ HENRIQUE MAZZOTINI GOMES, IAC; MARIA HELENA S. GOLDMAN, USP; MIRIAN PEREZ MALUF, SAPC.
Title: Caracterização de genes MADS em acessos de Coffea.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Florescimento.
Description: A produção de café com boa qualidade de bebida está relacionada com uma colheita de grãos em um mesmo estágio de maturação. Um dos fatores que pode influenciar a maturação uniforme dos frutos é a floração sincronizada. O controle genético do florescimento em plantas é realizado por uma família de genes, os genes MADS, amplamente caracterizados a nível molecular em diferentes espécies, que apresentam domínios protéicos conservados, e regulam a diferenciação do meristema e a identidade dos órgãos reprodutivos. Neste trabalho, esta família de genes foi estudada em Coffea arabica, para identificação e caracterização genômica, através de buscas por genes homólogos em bancos de ESTs de Coffea e amplificação destes em genomas de plantas normais e mutantes para florescimento. Análises in silico permitiram a identificação de homólogos a 9 locos MADS. Oligos específicos para cada um desses locos foram desenhados de maneira a permitir que toda a região codificadora fosse incluída. Os resultados obtidos demonstraram que os locos avaliados não apresentaram polimorfismos entre os genótipos avaliados. A ocorrência de homólogos aos genes MADS em café sugere que o florescimento desta espécie pode ser controlado por mecanismos comuns a outras espécies vegetais.
Thesagro: Café
Organogénese.
Data Created: 2011-11-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacaodegenes.pdf117,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace