Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906304
Título: Estimativa da massa e volume de frutos de café usando métodos não destrutivos.
Autoria: HASTENREITER, F. A.
FARIA, R. T. de
MEIRELES, E. J. L.
CHIBANA, E. Y.
RIBAS, A. F.
GOMES, C. D.
Afiliação: FÁBIO A. HASTENREITER, IAPAR; ROGÉRIO T. DE FARIA, IAPAR; ELZA JACQUELINE LEITE MEIRELES, SAPC; EDUARDO Y. CHIBANA, IAPAR; ALESSANDRA F. RIBAS, IAPAR; CAROLINA DIAS GOMES, IAPAR.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
Conteúdo: A avaliação do crescimento dos frutos do café é, normalmente, feita por coleta do fruto, inviabilizando a avaliação continua do mesmo fruto durante toda sua maturação. O objetivo deste trabalho foi estabelecer métodos não destrutivos, baseados em modelos de regressão, para estimar massas seca e fresca e volume de frutos de café a partir de medidas dos comprimentos longitudinal e transversal do fruto. O estudo foi conduzido em cafezal da cultivar IAPAR 59, sem irrigação, instalado na Estação Experimental do IAPAR em Londrina, PR. Foram tomadas as medidas de maior diâmetro longitudinal (comprimento), maior e menor diâmetro transversal (largura), volume, massa fresca e massa seca de frutos em diferentes estádios de desenvolvimento, e analisadas as correlações entre elas. Concluiu-se que as massas fresca e seca e o volume dos frutos podem ser estimados de forma eficiente e não destrutiva a partir de medidas de comprimento e largura.
Thesagro: Coffea Arábica
Palavras-chave: Massa do fruto
Volume do fruto
Diâmetros do fruto
Método não destrutivo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estimativadamassa.pdf64,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace