Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906761
Title: Crescimento e produção de cultivares de algodão sob irrigação com déficit.
Authors: BLANCO, F. F.
RIBEIRO, V. Q.
RIBEIRO, J. L.
NOGUEIRA, C. C. P.
VELOSO, M. E. da C.
Affiliation: FLAVIO FAVARO BLANCO, CPAMN; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN; JOSE LOPES RIBEIRO, CPAMN; CARLOS CESAR PEREIRA NOGUEIRA, CPAMN; MARCOS EMANUEL DA COSTA VELOSO, CPAMN.
Date Issued: 2011
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 8.; COTTON EXPO, 1., 2011, São Paulo. Evolução da cadeia para construção de um setor forte: anais. Campina Grande, PB: Embrapa Algodão, 2011.
Pages: p. 1753-1760
Description: O presente trabalho objetivou avaliar a resposta de três cultivares de algodão herbáceo ao déficit hídrico em diferentes fases fenológicas. O experimento foi conduzido em Teresina-PI e os tratamentos foram compostos de diferentes manejos da irrigação por gotejamento (M) visando aplicar um déficit hídrico em diferentes fases fenológicas (M1-irrigação plena durante todo o ciclo da cultura; M2-irrigação com déficit entre o estabelecimento da cultura e o início do florescimento; M3-irrigação com déficit do início do florescimento ao aparecimento da primeira maçã; M4-irrigação com déficit do aparecimento da primeira maçã à abertura do primeiro capulho; M5-irrigação com déficit durante todo o ciclo da cultura). Utilizaram-se três cultivares de algodão herbáceo (BRS 286, BRS 269 e BRS Araçá). O déficit hídrico correspondeu à irrigação com apenas 50% da lâmina necessária para repor a evapotranspiração da cultura. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições. O manejo M2 garantiu desenvolvimento das plantas e produtividade igual ao manejo sem déficit (M1), com rendimentos acima de 5000 kg ha-1 e com redução de 19% na lâmina de água aplicada. As cultivares de algodão BRS 286, BRS 293 e BRS Araçá não apresentam redução no seu desenvolvimento vegetativo nem na produtividade quando o déficit hídrico é aplicado na fase que antecede o florescimento, ou na fase compreendida entre o florescimento e o aparecimento das maçãs.
Thesagro: Gossypium Hirsutum.
Keywords: Déficit hídrico
Altura de planta
Manejo de irrigação.
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIS006Poster087.pdf401,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace