Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOTAVIAN, A. F.
dc.contributor.authorFARIAS, J. R. B.
dc.contributor.authorSANTOS, E. H. dos
dc.contributor.authorEVANGELISTA, S. R. M.
dc.contributor.authorROMANI, L. A. S.
dc.contributor.authorASSAD, E. D.
dc.date.accessioned2022-05-05T17:15:01Z-
dc.date.available2022-05-05T17:15:01Z-
dc.date.created2005-07-28
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 14., 2005, Campinas. Agrometeorologia, agroclimatologia e agronegócio: anais. Campinas: UNICAMP, 2005. 2 p.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9067-
dc.descriptionA ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) tem sido observada em alguns estados brasileiros desde 2001, preocupando pesquisadores e agricultores. A doença reduz a produtividade e seu controle aumenta significativamente os custos de produção. Com isso, a aplicação de defensivos tem se apresentado como uma alternativa eficaz no combate à doença (Yorinori e Lazzarotto, 2004). A ocorrência da ferrugem está diretamente associada às condições climáticas. Temperaturas do ar inferiores a 28°C e molhamento foliar superior a 10 horas favorecem a infecção da planta (Embrapa Soja, 2005). Como o fungo é disseminado, principalmente, pelo vento, é importante fazer um monitoramento para detectar as próximas regiões passíveis de infecção pela doença. Para auxiliar no combate a ferrugem, algumas instituições emitem alertas durante a safra que permitem identificar a região que está sendo afetada pelo fungo (Embrapa Soja, 2005). No entanto, se o agricultor, a assistência técnica e a comunidade científica dispusessem de informações sobre a ocorrência da doença, perfeitamente caracterizada, e noções para onde ela deve se propagar, o controle seria mais eficiente, reduzindo custos e perdas na produção. Com o objetivo de contribuir para amenizar os prejuízos causados pela ocorrência de ferrugem asiática na soja, foi desenvolvido um sistema, acessado via web, cuja base de dados contém informações sobre os focos de ocorrência da doença no Brasil. O sistema, atualizado em tempo real, permite ao interessado obter imagens, gráficos e tabelas, contendo diversas informações atuais e passadas sobre a ocorrência da doença. Por meio de animações gráficas é possível, também, visualizar a evolução da doença na safra, servindo de alerta a produtores instalados em regiões próximas. Pretende-se ainda, integrado ao projeto de monitoramento agrometeorológico Agritempo (Evangelista et al., 2003), acoplar as saídas do sistema à geração de mapas climáticos que podem estar associados às condições climáticas favoráveis à ocorrência da doença.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFerrugem asiática
dc.subjectMonitoramento
dc.titleMonitoramento, alerta e base de dados para a ferrugem asiática da soja.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDoença
dc.subject.thesagroPhakopsora Pachyrhizi
dc.subject.thesagroSoja
dc.description.notesNa publicação: Sílvio Roberto de Medeiros Evangelista. CBAgro 2005.
riaa.ainfo.id9067
riaa.ainfo.lastupdate2022-05-05
dc.contributor.institutionADRIANO FRANZONI OTAVIAN, CNPTIA; JOSE RENATO BOUCAS FARIAS, CNPSO; EDGARD HENRIQUE DOS SANTOS, CNPTIA; SILVIO ROBERTO MEDEIROS EVANGELISTA, CNPTIA; LUCIANA ALVIM SANTOS ROMANI, CNPTIA; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PL-Monitoramento-Otavian-CBAgro-2005.pdf230.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace