Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907613
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELO, P. C.
SOUZA, V. de
ALMEIDA, C. C.
MEDEIROS, M. I. M.
FERREIRA, L. M.
NADER-FILHO, A.
Additional Information: UNESP, Jaboticabal-SP; VIVIANE DE SOUZA, CNPC; UNESP, Jaboticabal-SP; ITAL, Campinas-SP; UNIFEB; UNESP, Jaboticabal-SP.
Title: Produção de biofilmes por Staphylococcus aureus e a associação com os genes icaAD e clfAB no processo de formação.
Publisher: In: SEMANA TÉCNICO-CIENTÍFICA COMEMORATIVA AOS 40 ANOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS, 8., 2011, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2011. p. 135-138.
Language: pt_BR
Keywords: x.
Description: A formação de biofilmes nas doenças crônicas de animais pelos Staphylococcus aureus têm aumentado o interesse por pesquisas com a caracterização de genes envolvidos neste processo. Este estudo tem como objetivo determinar a habilidade dos Staphylococcus aureus produzirem biofilmes e associar com os genes de adesão icaAD e clfAB. Foram estudadas 440 estirpes de S. aureus oriundas de leite de vacas com mastite subclínica, tanque de expansão e ambiente de ordenha. Para determinar a produção de biofilme foram realizados os testes fenotípicos do Ágar Vermelho Congo e teste de aderência em microplacas. Para identificar os genes envolvidos foi realizada a reação em cadeia da polimerase. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos isolados foram capazes de produzir biofilme ?in vitro? sendo 79% dos isolados de leite e 89% dos isolados de ambiente de ordenha no Agar Vermelho Congo e 84% para as estirpes oriundas de leite e 85% para as estirpes oriundas de ambiente de ordenha no teste de microplacas, sendo que 90%, 97% ,99% e 98% das estirpes apresentaram os genes icaA, icaD, clfB e clfA respectivamente. O envolvimento dos genes com a produção de biofilme principalmente nos equipamentos de ordenhadeira, alerta para um melhor direcionamento nas condutas higiene e sanitazação além da terapia e prevenção da mastite em bovinos leiteiros.
Data Created: 2011-11-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACProducaodebiofilmes.pdf946,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace