Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907639
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DEBIASI, H.
MORAES, M. T.
FRANCHINI, J. C.
DIAS, W. P.
SILVA, J. F. V.
RIBAS, L. N.
Additional Information: HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; MOACIR TUZZIN DE MORAES, UFSM - Estudante; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; WALDIR PEREIRA DIAS, CNPSO; JOAO FLAVIO VELOSO SILVA, CPAMT; LUIZ NERY RIBAS, APROSOJA - Gerente Técnico.
Title: Manejo do solo para controle cultural do nematoide das lesões radiculares na entressafra da soja.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: O nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) se constitui em um dos principais problemas fitossanitários da soja na Região Central do Brasil. Com o objetivo de avaliar a influência do manejo do solo na entressafra sobre a população e danos de P. brachyurus em soja, foi implantado um experimento de campo em uma área infestada com o nematoide, localizada no município de Vera/MT, sob o delineamento de blocos casualizados com parcelas subdivididas e quatro repetições. Os tratamentos principais foram: milheto “ADR 7010”; milho “BRS 1010”; milho “BRS 1010” + Brachiaria ruziziensis; B. ruziziensis; B. ruziziensis; B. brizantha “Marandu”; Crotalaria ochroleuca; C. spectabilis; C. juncea, alqueive mecânico (duas gradagens leves); alqueive químico (herbicidas); e pousio. Nas subparcelas, foram semeadas duas cultivares de soja (“TMG 131 RR” e “BRS Valiosa RR”). A população de P. brachyurus em raízes de soja, determinada por meio de bioensaio, foi menor para os tratamentos alqueive mecânico, C. ochroleuca e C. spectabilis, diferindo de forma significativa do milho + B. ruzizensis e da B. brizantha cv. Marandu. Os demais tratamentos apresentaram um comportamento intermediário. A maior produtividade da soja foi obtida no alqueive mecânico, o qual diferiu significativamente da B. brizantha Marandu, do milho e do alqueive químico. Os demais tratamentos resultaram em produtividades intermediárias. Tendo em vista os efeitos negativos do alqueive mecânico sobre a qualidade do solo, a utilização de C. spectabilis ou C. ochroleuca são as melhores opções para reduzir a população de P. brachyurus na entressafra da soja.
Thesagro: Manejo do solo
Nematóide
Soja
NAL Thesaurus: Soil management
Nematoda
Soybeans
Data Created: 2011-11-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
debiasi.manejo.PDF255,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace