Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907648
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CHAVES, D. P.
ZUCARELI, C.
OLIVEIRA JUNIOR, A. de
BALAN, L. C.
PRADO, L. A.
JORDÃO, L. T.
Additional Information: DANILO PINCELI CHAVES, Nidera Sementes - Eng. Agr.; CLAUDEMIR ZUCARELI, UEL - Professor; ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSO; LUCAS COSTA BALAN, UNIFIL; LENON AUGUSTO PRADO, UNIFIL; LUIZ TADEU JORDÃO, UEM.
Title: Fontes de P associadas à inoculação de rizobactérias do gênero Pseudomonas no desenvolvimento de plantas de milho.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Massa seca de parte aérea
Description: O estudo teve como objetivo avaliar o efeito de fosfatos solúveis e naturais associados à inoculação de rizobactérias do gênero Pseudomonas via sementes, no desenvolvimento de plantas de milho. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em esquema fatorial 6x3 em blocos casualizados, com quatro repetições. Foram aplicados 50 mg kg-1 de P via solo por meio de cinco fontes: Superfosfato Triplo (SFT), Fosfato Natural Gafsa, Fosfato Natural Itafós, SFT+Gafsa e SFT+Itafós (ambas as misturas na proporção 1:1), além do controle (sem P), associadas a três níveis de inoculação: sem inoculação, estirpe A (Burkholderia pickettii GN 2214) e a estirpe B (Pseudomonas sp. do grupo Fluorescente P21). Por ocasião do florescimento masculino (60 DAE) foram analisadas as seguintes características: massa seca de parte aérea (MSPA), massa seca de raiz (MSR), massa seca total (MST) e a relação raiz/parte aérea (MSR/MSPA). As plantas obtiveram os maiores crescimentos e desenvolvimentos com a aplicação de SFT. A combinação de SFT+Gafsa e SFT+Itafós proporcionaram maior desenvolvimento para MSPA, MSR, e MST em relação aos fosfatos naturais aplicados isoladamente. O controle apresentou a maior relação MSR/MSPA. As estirpes P21 e GN 2214 promovem a biomassa das plantas de milho. As combinações de fosfatos solúveis com naturais constituem uma nova opção para a correção fosfatada para os sistemas de produção agrícolas.
Thesagro: Fosfato
Milho
NAL Thesaurus: Corn
Phosphates
Data Created: 2011-11-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adilson.fontes.PDF169,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace