Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907654
Título: Avaliação da espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) para determinação da concentração de nitrogênio total em amostras de grãos de soja.
Autoria: OLIVEIRA JUNIOR, A. de
CASTRO, C. de
SILVA, M. G. da
LEITE, R. dos S.
KLEINERT, J. J.
NARDO, A. E.
FARINE, E. L.
MOREIRA, D. A.
CAMARGO, I. S. P. de
Afiliação: ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSO; CESAR DE CASTRO, CNPSO; MARIANA GOMES GERMANO SILVA, CNPSO; RODRIGO SANTOS LEITE, CNPSO; JOVIANO JACSON KLEINERT, CNPSO; AMANDA ELOÍZE NARDO, UEL; EDUARDA LOUISE FARINE, UEL - Graduanda em química; DIOGO ANTONIO MOREIRA, UEL - Graduando em química; IGOR SVISSERO PIRES DE CAMARGO, UEL - Graduando em química.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011.
Páginas: 3 p .
Conteúdo: A determinação da concentração de nitrogênio (N) pelo método Kjeldhal é considerada padrão para determinação de N total. Entretanto, este método gera alta quantidade de resíduos, é moroso e passível de erros durante a destilação e a titulação. Por outro lado, a determinação indireta do teor de proteína nos grãos de soja, por meio da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) de vem sendo realizada com sucesso na Embrapa Soja. Por se tratar de um método que não gera resíduos, rápido e que pode ser realizado em amostras de grãos “in natura” e estar bem calibrado para a determinação do teor de proteínas em grãos de soja, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a viabilidade de utilização do NIR em substituição ao método Kjeldahl para determinação da concentração de N total em grãos de soja. Para isso, foram selecionadas 96 amostras nas quais foram determinadas as concentrações de N pelo método Kjeldahl (padrão de comparação) e os teores de proteína com o NIR, que foram convertidos em N, por meio do fator 6,25. As concentrações foram comparadas seguindo o teste proposto por Leite & Oliveira (2002). Originalmente não houve identidade entre os métodos, porém, ao se estimar o teor de N em função da leitura pelo NIR, verificou-se a existência de tendência linear entre os resíduos da regressão e os teores de N pelo método padrão. Assim, ao se corrigir esse desvio sistemático, a estimativa dos teores de N em função da leitura do NIR resultou em teores estatisticamente idênticos aos do método padrão. Portanto, muito embora estudos adicionais sejam necessários, a determinação indireta do teor de N pelo NIR aparenta ser uma metodologia viável.
Thesagro: Soja
Análise química
Grão
Nitrogenio
NAL Thesaurus: Soybeans
Chemical analysis
Grains
Nitrogen
Palavras-chave: NIR
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adilson.avaliacao.PDF278,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace