Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/908113
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, D. M.
FERREIRA-AGUERO, M. A.
CARVALHO, M. G.
DUTRA, V.
NEVES, P. M. O. J.
BUENO, A. F.
Additional Information: D. M. SILVA, UEL; M. A. FERREIRA-AGUERO, UEL; M. G. CARVALHO, UEL; V. DUTRA, UEL; P. M. O. J. NEVES, UEL; ADENEY DE FREITAS BUENO, CNPSO.
Title: Seletividade de Metarhizium anisopliae à Telenomus podisi (Hymenoptera: Scelionidae).
Publisher: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 12., 2011, São Paulo. Mudanças climáticas e sustentabilidade: quebra de paradigmas: anais. São Paulo: Sociedade Entomológica do Brasil, 2011.
Pages: PT.03.24.
Language: pt_BR
Notes: SICONBIOL 2011.
Description: Telenomus podisi e Metarhizium anisopliae são agentes de controle biológico que ocorrem ou podem ser utilizados conjuntamente. Entretanto, estudos de compatibilidade entre parasitoides e fungos entomopatogênicos são escassos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade do fungo M. anisopliae a adultos do parasitoide de ovos T. podisi. Suspensões de M. anisopliae (1,0×109 conídios/ml) foram pulverizadas sobre placas de vidro em Torre de Potter e secas à temperatura ambiente, formando uma película. Como testemunha foi utilizada água destilada estéril + Tween 80 (0,01%). As placas de vidro pulverizadas foram utilizadas na construção de gaiolas de exposição (IOBC) e em seu interior foram liberados adultos de T. podisi com 24 h de idade. As gaiolas foram mantidas em condições controladas de temperatura, umidade e fotoperiodo (25±1º C, 80% UR, 14 h) e os parasitóides foram alimentados com mel. Cartelas contendo ovos de Euschistus heros foram oferecidas às fêmeas de T. podisi 24 h, 48 h, 72 h e 144 h após a pulverização e, sendo posteriormente, acondicionadas em sacos plásticos para avaliar a porcentagem de parasitismo e viabilidade dos parasitoides. Os resultados obtidos indicam que mesmo com as aplicações de M. anisopliae, o parasitismo e a viabilidade foram superiores a 70%, mostrando que o fungo é seletivo aos adultos de T. podisi, sendo classificado como inócuo (classe 1), de acordo com a IOBC, e portanto, ambos os agentes de controle biológico podem ser utilizados no Manejo Integrado de Pragas.
Thesagro: Controle biológico
Praga de planta
NAL Thesaurus: Biological control agents
Plant pests
Year: 2011-12-01
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PT0324.pdf163,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace