Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/908124
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, D. M.
ZIMERMANN, A. O.
SILVA, J. M.
BUENO, A. F.
MOSCARDI, F.
SOUZA, W. F.
Additional Information: D. M. SILVA, UEL; A. O. ZIMERMANN, UNIFIL; J. M. SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL NORTE DO PARANÁ; ADENEY DE FREITAS BUENO, CNPSO; FLÁVIO MOSCARDI, UEL; W. F. SOUZA, UNIFIL.
Title: Seletividade de produtos utilizados no cultivo orgânico a Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: trichogramatidae).
Publisher: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 12., 2011, São Paulo. Mudanças climáticas e sustentabilidade: quebra de paradigmas: anais. São Paulo: Sociedade Entomológica do Brasil, 2011.
Pages: CO.06.03.
Language: pt_BR
Notes: SICONBIOL 2011.
Description: O impacto de insumos para o controle de pragas no cultivo orgânico sobre inimigos naturais é ainda pouco conhecido. Assim sendo, avaliou-se, em condições de laboratório, a seletividade de produtos utilizados no cultivo da soja orgânica sobre pupas e adultos de Trichogramma pretiosum seguindo os protocolos padronizados da ?International Organization for Biological Control? (IOBC) para estudos de seletividade. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 10 tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram: testemunha negativa (água), testemunha positiva Lorsban® (0,8L/ha), Baculovirus anticarsia AEE® (140x109 cpi/ha), Dipel® (0,5L/ha), Neemseto® (4L/ha), Arrast® (4L/ha), Fish-Fértil® (3L/ha), Borda-Ferti® (1,8L/ha), Silicato de Na (4L/ha) e Calda sulfocálcica composta por enxofre e cal (1,8L/ha). Verificou-se que quando aplicados sobre pupas de T. pretiosum, os produtos testados são seletivos e não afetam a emergência dos parasitoides, exceto o inseticida Lorsban® que foi nocivo a todas as fases testadas. Porém, a partir do quinto dia de avaliação, os tratamentos Dipel® e Silicato de Na, reduziram o parasitismo de fêmeas emergidas e foram classificados como levemente nocivos (classe 2). Fish-Fértil®, em comparação a testemunha negativa, mostrou-se moderadamente nocivo (classe 3) ao parasitoide. No bioensaio com adultos de T. pretiosum, os produtos foram inócuos (classe 1) no primeiro dia de avaliação, entretanto, a partir do segundo dia, todos os produtos testados apresentaram efeitos negativos na porcentagem de parasitismo, sendo classificados como levemente nocivos (classe 2) (Baculovirus anticarsia AEE®, Fish-Fértil®, Borda-Ferti®, Calda sulfocálcica) e moderadamente nocivos (classe 3) (Dipel®, Neemseto®, Arrast®, Silicato de Na). Como os efeitos dos produtos sobre o parasitoide nesse trabalho levaram a classificação dos produtos como, em geral, classe 1 ou 2, a compatibilidade do uso desses produtos voltados para cultivos orgânicos e de T. pretiosum no manejo de pragas surge como uma estratégia viável no contexto de agricultura sustentável.
Thesagro: Praga de planta
Controle biológico
NAL Thesaurus: Biological control
Plant pests
Data Created: 2011-12-01
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CO0603.pdf145,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace