Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/908270
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2006
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CARVALHO, A. C. P. P. de
COSTA, A. M. G.
SANTOS, M. R. A. dos
Additional Information: ANA CRISTINA PORTUGAL P DE CARVALHO, CNPAT; ALEXANDRA MARIA GOMES COSTA; MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO.
Title: Efeito do tipo de incisão sobre a dominância apical em ápices caulinares em duas cultivares de bananeira ( (Musa sp.).
Publisher: Plant Cell Culture Micropropagation, Lavras, v. 2, n. 1, p. 48-52, 2006.
Language: pt_BR
Keywords: Produção de mudas
Bananeira.
Description: Avaliaram-se três tipos de incisão em ápices caulinares de bananeira (Musa sp.) in vitro, nas cultivares Pacovan e Maçã, sobre a dominância apical, no processo de estabelecimento da cultura: ápice inteiro (T1), incisão longitudinal, sem seccionamento (T2) e incisão longitudinal, com seccionamento do ápice em duas metades (T3). Após dez dias em meio MS suplementado com BAP (11,1 ìM), observou-se o número de gemas axilares obtidas a partir de cada explante. Os valores obtidos, para a cultivar Pacovan, em T1 (3,80) e T2 (3,70) foram equivalentes entre si e superiores ao obtido em T3 (2,85). Para Maçã, os valores registrados em T1 (4,08) e T2 (4,38) também foram equivalentes entre si, mas inferiores ao obtido em T3 (6,21). Recomenda-se a utilização de ápices caulinares inteiros e o seu seccionamento em duas metades, para as cultivares Pacovan e Maçã, respectivamente, visando a maximizar a obtenção de gemas axilares, aumentando a taxa de multiplicação in vitro.
Thesagro: Fruticultura
Micropropagação.
NAL Thesaurus: Musa.
Year: 2011-12-02
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mauricio.pdf29,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace