Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909071
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MELÉM JÚNIOR, N. J.
BRITO, O. R.
FONSECA JÚNIOR, N. da S.
FONSECA, I. C. de B.
AGUIAR, S. X. de
Additional Information: Nagib Jorge Melém Júnior, Embrapa Amapá; Osmar Rodrigues Brito, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Agronomia; Nelson da Silva Fonseca Júnior, Instituto Agronômico do Paraná; Inês Cristina de Batista Fonseca, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Agronomia; Sinval Xavier de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Agronomia.
Title: Nutrição mineral e produção de feijão em áreas manejadas com e sem queima de resíduos orgânicos e diferentes tipos de adubação.
Publisher: Semina. Ciências Agrárias, Londrina, v. 32, n. 1, p. 7-18, jan./mar. 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Adubação orgânica
Teor foliar
Description: A utilização de resíduos orgânicos na agricultura tem motivado o desenvolvimento de pesquisas que visam a sustentabilidade do processo de produção. O aproveitamento agrícola, in natura ou na forma de compostos, dos ramos e galhos resultantes da poda de árvores dos centros urbanos, pode e deve ser considerado como uma fonte de adubo orgânico para culturas diversas. Simulando a situação de manejo de áreas com uso do fogo, este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar os efeitos de doses, queima de resíduos orgânicos e tipos de adubação nos componentes de produção, teores foliares de macronutrientes e na produtividade da cultura do feijão em rotação com cultura do milho. Para avaliar os componentes de produção, os teores foliares de macronutrientes e a produtividade do feijoeiro foram conduzidos dois experimentos, utilizando duas cultivares de feijão do grupo carioca (?IPR Colibri? e ?IPR Eldorado?): Experimento I ? Com queima dos resíduos orgânicos e Experimento II ? sem a queima dos resíduos. Para cada experimento, o delineamento experimental adotado foi de blocos inteiramente casualizados em arranjo fatorial 4 x 2, em que os fatores foram quatro doses de resíduos de poda de árvores da zona urbana (0, 15, 30 e 45 Mg ha-1) e dois tipos de adubação: adubação exclusiva com resíduos de poda, denominada de adubação orgânica (AO) e adubação com resíduos de poda acrescida da adubação mineral da cultura, denominada de adubação organomineral (AOM). Para avaliar o efeito do fogo na produtividade de cada cultivar de feijão, foi realizada uma análise conjunta dos experimentos I e II. Os componentes da produção, os teores foliares de macronutrientes e a produtividade das cultivares de feijão IPR Colibri e IPR Eldorado foram sempre maiores com adubação organomineral. Na comparação entre os experimentos foi possível verificar que a produtividade do feijão IPR Colibri foi maior no tratamento sem queima acrescido da adubação mineral.
Thesagro: Fogo
Data Created: 2011-12-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AP2011Nutricaomineral.pdf355,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace