Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909081
Título: Plantas medicinais utilizadas por sobreviventes do câncer no tratamento e prevenção desta doença.
Autoria: ANDRADE, F. P.
MUNIZ, R. M.
WENZEL, F. A.
BARBIERI, R. L.
HECK, R. M.
SCHWARTZ, E.
Afiliação: Francine Pereira Andrade, Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Demanda Social/CAPES.; Rosani Manfrin Muniz, Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem. UFPel.; Flávio Aranalde Wenzel, Advogado. Pós-graduando em Direito Ambiental pela UFPel. Pós-graduando em Educação pelo IFSul.; ROSA LIA BARBIERI, CPACT; Rita Maria Heck, Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem. UFPel.; Eda Schwartz, Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem. UFPel.
Ano de publicação: 2011
Referência: Revista de Enfermagem UFPE on-line, Recife, v. 5, n. 4, p. 944-949, jun. 2011.
Conteúdo: Objetivo: investigar as plantas medicinais utilizadas no tratamento e/ou na prevenção pelos sobreviventes ao câncer. Método: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Foi realizado a partir dos dados da pesquisa ?A Resiliência como Estratégia de Enfrentamento para o Sobrevivente ao Câncer?, o qual foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sob o parecer nº 36/2009. Os sujeitos foram três sobreviventes ao câncer atendidos no Hospital Escola da UFPel, que se encontram em seguimento de avaliação médica após o término do tratamento, com exceção da hormonioterapia. Resultados: os entrevistados citaram sete plantas medicinais utilizadas no tratamento e na prevenção do câncer: babosa (Aloe vera sp), erva-de-lagarto (Casearia sylvestris), noz-pecã (Caraya illionensis), quebra-pedra (Phyllanthus niuri), cocão (Erythroxylum argentinum), madressilva (Lonicera sp) e carrapicho rasteiro (Acanthospermum australe). Conclusão: ficou evidente a importância de ampliar estudos em humanos que comprovem ou não os benefícios das plantas medicinais citadas pelos entrevistados na prevenção e tratamento do câncer. Além disso, é necessário que a população, os usuários, os pesquisadores, os profissionais de saúde, destacando-se os enfermeiros, conheçam com mais detalhes e profundidade o uso de plantas medicinais.
Thesagro: Enfermagem
Neoplasia
Palavras-chave: Plantas medicinais
Paciente
Serviço hospitalar oncologia
ISSN: 1981-8963
Digital Object Identifier: 10.5205/reuol.1302-9310-2LE.0503201113
Notas: Medicinal plants used for cancer survivors in the treatment and prevention of this disease.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigopublicadoplantasmedicinaisusadasporsobreviventesdocancerrevistadeenfermagemufpeonline.pdf325,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace