Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909244
Título: Estudos preliminares sobre a parte aérea e raízes de cafeeiro adulto no Município de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais.
Autoria: LIVRAMENTO, D. E. do
ALVES, J. D.
ROMANIELLO, M. M.
PEREIRA, S. P.
BARTHOLO, G. F.
Afiliação: DÁRIAM EINSTEIN DO LIVRAMENTO, CBP&D-Café; JOSÉ DONIZETI ALVES, UFLA; MARCELO MÁRCIO ROMANIELLO, CBP&D-Café; SÉRGIO PARREIRAS PEREIRA, IAC; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, SAPC.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 4., 2005, Londrina. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2005.
Conteúdo: Foi conduzido na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em São Sebastião do Paraíso, MG, este estudo preliminar que teve por objetivo, estudar a relação entre o vigor da parte aérea de cafeeiros adultos com a morfologia do sistema radicular. Catuaí IAC 15, IAC 99 e Acaiá Cerrado MG 1474 foram às variedades que produziram maiores densidades de raízes, seguidas pelo IAC 62. Um terceiro grupo, representado por Acaiá Cerrado MG 1474 (depauperado), Rubi MG 1190, Mundo Novo IAC 379/19, Topázio MG 1192, e Icatu 3282 apresentaram as menores densidades radiculares (Figura 1). A estrutura radicular não apresentou uma linha limite entre sistemas radiculares adjacentes e sim um entrelaçamento entre eles formando uma malha contínua de raízes. Outro aspecto a ser destacado se refere à ausência de uma raiz pivotante proeminente O que também se observou neste estudo, é que não importando o genótipo, a idade da planta e o espaçamento entre linhas de plantio, as raízes apresentaram em todos os casos este entrelaçamento característico entre raízes de plantas vizinhas.
Thesagro: Sistema Radicular
Palavras-chave: Caffeiro
Vigor vegetativo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudospreliminares.pdf566,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace