Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909399
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEREIRA, S. P.
BARTHOLO, G. F.
GUIMARÃES, P. T. G.
ROMANIELLO, M. M.
GUIMARÃES, R. J.
Additional Information: SÉRGIO PARREIRAS PEREIRA, IAC; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, SAPC; PAULO TÁCITO GONTIJO GUIMARÃES, EPAMIG; MARCELO MÁRCIO ROMANIELLO, CBP&D-CAFÉ; RUBENS JOSÉ GUIMARÃES, UFLA.
Title: Crescimento vegetativo de cafeeiros (Coffea arabica L.) cultivar catuaí recepados em duas épocas, conduzidos em espaçamentos crescentes.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 4., 2005, Londrina. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2005.
Language: pt_BR
Keywords: Cafeeiro
Época de poda.
Description: O experimento foi instalado na Fazenda Experimental da EPAMIG em Machado, sul de Minas Gerais, em 1992, com o objetivo de avaliar as conseqüências da redução de espaçamentos entre as linhas e entre as plantas na linha de plantio sobre a produção e a fenologia do cafeeiro. O delineamento experimental utilizado foi um fatorial 4 x 3 com parcela subdividida, sendo quatro distâncias entre as linhas (2,0? 2,5? 3,0 e 3,5 m) três distâncias entre as plantas na linha de plantio (0,5? 0,75? 1,0 m), e duas épocas de poda (uma precoce feita logo após a colheita no mês de julho 2002 e a outra tardia no mês de janeiro de 2003), totalizando 24 tratamentos dispostos em blocos ao acaso em três repetições. Em julho de 2002 e em janeiro de 2003 foram realizadas as podas tipo "recepa", no qual foram conduzidos duas brotações por planta. Em agosto de 2004 foram avaliados o crescimento dos componentes vegetativos das plantas da parcela útil de cada uma das parcelas. Os espaçamentos adotados não influenciaram o crescimento de nenhum dos componentes vegetativos das brotações no período avaliado. Todas as características vegetativas foram influenciadas positivamente pela adoção da poda precoce.
Thesagro: Espaçamento
Poda.
Data Created: 2011-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Crescimentovegetativo.pdf144,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace