Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909751
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SUJIMOTO, F. R.
KUSS-ROGGIA, R. C. R.
ROGGIA, S.
PARRA-PEDRAZZOLI, A. L.
ZAZYCHI, L. C. F.
BENTO, J. M. S.
Additional Information: F. R. SUJIMOTO, ESALP - Piracicaba, SP.; R. C. R. KUSS-ROGGIA, ESALQ - Piracicaba, SP.; SAMUEL ROGGIA, CNPSO; A. L. PARRA-PEDRAZZOLI, ESALQ - Piracicaba, SP.; L. C. F. ZAZYCHI, ESALQ - Piracicaba, SP.; J. M. S. BENTO, ESALQ - Piracicaba, SP.
Title: Comportamento de cópula de Spodoptera eridania (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae).
Publisher: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ECOLOGIA QUÍMICA, 7., 2011, Niterói. Programação. Livro de resumos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2011.
Pages: p. 103.
Language: pt_BR
Description: Pouco se conhece sobre o comportamento de cópula de Spodoptera eridania (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae), praga que tem ganhado importância nos últimos anos em vários cultivos agrícolas. Para tanto, foram estudados 61 casais virgens, durante oito noites após a emergência, em intervalos de 15 min, durante 14 horas. Os casais foram transferidos para tubo de PVC transparente e alimentados com solução de mel a 10%. Foi determinado a idade da primeira cópula, o número de cópulas por casal, o número de espermatóforos transferidos para cada fêmea e o horário de cópula. Os adultos copularam desde a primeira até a sétima noite após a emergência. Na primeira noite mais de 76% dos casais realizaram a primeira cópula, e até a quarta noite mais de 95% do total de cópulas foi observado. A partir da quarta noite, além da redução no número de cópulas, 50% das mesmas que ocorreram neste período tiveram duração inferior a 15 min, não caracterizando uma cópula duradoura onde pudesse haver a transferência de espermatóforos. Quando foram correlacionados o número de cópulas por casal com o número de espermatóforos transferido para a fêmea (correlação de 0,77), notou-se que nos casais onde houve estas cópulas rápidas, o número de espermatóros foi menor que o número de cópulas, sugerindo que não houve a transferência de espermatóforos, caracterizando este comportamento como tentativa de cópula e não como cópula efetiva. Outro aspecto observado no comportamento de S. eridania foi que 56% dos casais realizaram apenas uma cópula ao longo dos oito dias de avaliação, evidenciando uma tendência a "monoandria". O horário das cópulas foi predominantemente na oitava e nona hora da escotofase, se estendendo até a 11ª hora.
Thesagro: Entomologia
Praga de planta
NAL Thesaurus: Entomology
Plant pests
Data Created: 2011-12-14
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
comportamento.pdf146,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace