Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909777
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ABREU, E. F. M.
TINOCO, M. L. P.
JESUS, C. C. de
OLIVEIRA, H. C. de
RAMALHO, C. S.
ANDRADE, E. C. de
VIANNA, G. R.
ARAGAO, F. J. L.
Additional Information: EMANUEL FELIPE MEDEIROS ABREU, CNPMF; MARIA LAINE PENHA TINOCO; CAMILA CHABI DE JESUS; HELEN CAROLINA DE OLIVEIRA; CAROLINA SENHORINHO RAMALHO; EDUARDO CHUMBINHO DE ANDRADE, CNPMF; GIOVANNI RODRIGUES VIANNA, CENARGEN; FRANCISCO JOSE LIMA ARAGAO, CENARGEN.
Title: Embriogênese somática do mamoeiro e estabelecimento de um protocolo de seleção com Glufosinato de Amônio (GA) visando à geração de plantas geneticamente modificadas.
Publisher: In: SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO, 5., 2011, Porto Seguro. Inovação e sustentabilidade: anais. Porto Seguro: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Notes: PDF. T27.
Keywords: Melhoramento genético.
Description: O Brasil é o principal produtor mundial de mamão, sendo responsável por 10% da área plantada e 25% da produção mundial em 2006, o que mostra uma alta produtividade da cultura no país. O desenvolvimento da cultura do mamoeiro tem sido limitado por diversos fatores como os relacionados à sua natureza dióica, à heterozigose, à suscetibilidade a doenças e à falta de métodos comerciais de multiplicação vegetativa. A embriogênese somática tem sido bem estudada em vários cultivares comerciais de mamoeiro. Esta técnica é, portanto, o meio pelo qual células somáticas se desenvolvem em estruturas que se assemelham aos embriões zigóticos (isto é, bipolar e sem conexão vascular ao tecido parental) com uma série de estádios embriológicos característicos, sem fusão de gametas. O presente trabalho teve como objetivo induzir e desenvolver calos e embriões somáticos da variedade de mamoeiro Sunrise a partir de sementes oriundas de frutos imaturos de mamão presentes no BAG de mamão (Banco Ativo de Germoplasma) situado na Embrapa Mandioca e Fruticultura. Os frutos imaturos com aproximadamente 90 a 120 dias foram coletados no BAG, lavados com água corrente e hipoclorito 2%, e posteriormente, encaminhados para câmara de fluxo laminar, onde foi realizado o processo de desinfestação em condições assépticas. O meio de cultura foi composto de 1/2MS suplementado com 10mg/L de 2,4-D (ácido diclorofenoxiacético), 60g/L de sacarose, 10ml/L de vitamina de mamão (L-Glutamina, myo-inositol, thiamina, glycine, ácido nicotínico e piridoxina), 8g/L de ágar e pH 5,8. Para o estabelecimento da curva de seleção com calos embriogênicos de mamão utilizando como agente seletivo glufosinato de amônio. As concentrações usadas foram 0; 1; 2,5; 5; 10 e 15 mg/L. A formação de calos contendo embriões somáticos primários iniciou-se três a quatro semanas após a inoculação in vitro dos explantes, contudo pode-se observar um maior número de explantes em estádios mais tardios (torpedo e cotiledonar) após cinco semanas de cultivo. Para o experimento da curva de seleção com o herbicida glufosinato de amônio, foi possível observar inibição no crescimento e desenvolvimento de embriões somáticos nas concentrações de 5, 10 e 15 mg/L. Nossos resultados sugerem que o protocolo de indução de embriogênese somática de mamoeiro testado foi reproduzível, e apresentou uma alta frequência na indução de embriões somáticos secundários. O sistema Bar/Glufosinato de amônio (GA) para a seleção de embriões transgênicos de mamoeiro, deve ser realizado em concentração igual ou superior a 5 mg/L de GA.
Thesagro: Mamão.
Data Created: 2011-12-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmbriogenesesomaticaEMANUELABREUT27.pdf264,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace