Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909817
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sul - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JANTSCH, E. M.
SILVA, G. M. da
MAIXNER, A. R.
UHDE, L. T.
COSTA, P. U. N. da
POZZOBON, G. E.
Additional Information: Etiane Maroski Jantsch, Estudante do curso de Medicina Veterinária da UNIJUI e bolsista FAPERGS; GUSTAVO MARTINS DA SILVA, CPPSUL; Adriano Rudi Maixner, Professor do Departamento de Estudos Agrários, Eng. Agr.; Leonir Terezinha Uhde; Pedro Urubatan Neto da Costa; Gilberto Eugênio Pozzobon.
Title: Aspectos econômico-produtivos da atividade leiteira em sistemas de produção de base familiar na região noroeste do Rio Grande do Sul.
Publisher: In: JORNADA DE EXTENSÃO, 12., 2011, Ijuí, RS. [Anais...]. Ijuí: Unijuí, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Indicadores
Sustentabilidade
Produção de leite
Pecuária familiar
Rio Grande do Sul.
Description: A Região Noroeste do Rio Grande do Sul representa um importante pólo de produção leiteira e, a qual está, em grande parte, baseada em unidades familiares. Assim, o objetivo deste trabalho foi caracterizar, analisar e discutir aspectos econômico-produtivos desses sistemas de produção, com enfoque na pecuária leiteira. Interagindo com as famílias de agricultores participantes do Programa Rede Leite, tem-se acompanhado várias unidades produtivas, observando e realizando registros. Nesse estudo, analisaram-se dados provenientes de 29 propriedades, caracterizadas por 18 indicadores econômico-produtivos, utilizando-se como ferramenta a estatística multivariada. Identificou-se a formação de dois tipos básicos de sistemas de produção, diferenciados principalmente pela área total da propriedade, que, por sua vez, condiciona diferenças em outras variáveis. Os agricultores dispõem de variadas estratégias produtivas em função das condições e recursos próprios do sistema. A identificação e caracterização dos tipos de sistemas de produção nos permitem gerar proposições no sentido de melhorar os processos produtivos e conferir maior sustentabilidade.
Thesagro: Renda.
Data Created: 2011-12-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigonosanais.pdf380,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace