Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909885
Título: Distribuição do sistema radicular do mamoeiro Sunrise solo irrigado por microaspersão.
Autor: CARVALHO, G. C.
SILVA, A. dos A. S. M. da
COELHO, E. F.
PAMPONET, A. J. M.
COSTA, F. da S.
Afiliación: GIAN CARLO CARVALHO, UFRPE; AFRÂNIO DOS ANJOS SANTOS MENDES DA SILVA, UFRB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; ARTHUR JOSÉ MENDES PAMPONET, UFRB; FLÁVIO DA SILVA COSTA, UFCG.
Año: 2011
Referencia: In: SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO, 5., 2011, Porto Seguro. Inovação e sustentabilidade: anais. Porto Seguro: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011. 1 CD-ROM.
Descripción: O sistema radicular das plantas desempenha papel fundamental nos estudos das interações entre água-solo-planta-atmosfera. O conhecimento da sua distribuição permite o uso mais racional de práticas de cultivos tais como de manejo e adubação do solo. Segundo Reichardt & Timm (2004), a água tem um papel importante no que diz respeito ao desenvolvimento das culturas. Coelho et al., (2001) ressaltam que o conhecimento da distribuição de raízes constituí também uma importante ferramenta no que diz respeito à elaboração de projetos de irrigação, uma vez que a quantidade de água aplicada deve ser tal que o solo na profundidade efetiva do sistema radicular esteja sempre próximo à capacidade de campo. A distribuição do sistema radicular das culturas está ligada diretamente as características físicas do solo, principalmente a estrutura e textura (AVILAN et al., 1984). Ao se tratar de irrigação localizada, conhecer apenas a profundidade efetiva do sistema radicular não é o suficiente para determinar as zonas de absorção de água e nutrientes, visto que, a geometria de distribuição de água é de caráter multidimensional ao contrário da irrigação por aspersão que é de caráter unidimensional. Portanto, é necessário também o conhecimento da distância efetiva do sistema radicular (COELHO et al., 2005). O objetivo do trabalho foi avaliar a distribuição do sistema radicular do mamoeiro cultivar Sunrise Solo submetido à irrigação por microaspersão, nas condições edafoclimáticas dos Tabuleiros Costeiros do Recôncavo da Bahia.
Palabras clave: Mamão Sunrise
Irrigação por microaspersão
Notas: PDF. T35.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DistribuicaosistemaradiculaEUGENIOFERREIRAT35.pdf429.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace