Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909910
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, R. O. da
COELHO FILHO, M. A.
COELHO, E. F.
XAVIER, C. S.
MACHADO, M. J. G.
DUTRA, A. D.
Additional Information: ROBERVAL OLIVEIRA DA SILVA, UFRB; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; CIRO SILES XAVIER, UFRB; MIGUEL JULIO GUIMARÃES MACHADO, UFRB; ALEXANDRE DIAS DUTRA, UFRB.
Title: Avaliação de crescimento e produção de Mamão ?Sunrise solo? sob déficit hidrico parcial de raízes.
Publisher: In: SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO, 5., 2011, Porto Seguro. Inovação e sustentabilidade: anais. Porto Seguro: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Notes: PDF. T36.
Keywords: Mamão Sunrise
Cultivo.
Description: Nos últimos dez anos, o mamão (Carica papaya L.) foi a cultura tropical que mais se desenvolveu em termos de aumento de produção. No Ceará, MATIAS & SILVA (2001), analisando o panorama da cultura de 1990 a 1999, verificaram que a área colhida e a produção apresentaram tendência crescente ao longo do período, com taxas anuais médias de crescimento de 15,82% e 15,2%, respectivamente. A importância da água para o mamoeiro relaciona-se tanto à falta quanto ao excesso. A restrição hídrica, além de reduzir o crescimento da planta, favorece a produção de flores masculinas e estéreis, reduzindo a produção de frutos. Por outro lado, o excesso de água na região em torno da raiz da planta diminui a aeração e afeta a absorção de nutrientes, aumenta o aparecimento de doenças, além de possibilitar a lixiviação dos nutrientes (MARIN et al., 1995). Dentro desse contexto, a adoção da tecnologia de irrigação para a cultura do mamoeiro, para o real sucesso do empreendimento, deve ser respaldada por recomendações adequadas de manejo de água, que permitam o seu uso racional (COELHO et al., 2003; SANCHES & DANTAS, 1999).Os benefícios potenciais da irrigação com déficit são atribuíveis a três fatores: aumento da eficiência da irrigação, redução dos custos de irrigação e redução de riscos associados aos impactos ambientais (ENGLISH & NAVAID, 1996). Objetivou-se estudar o comportamento de plantas de mamoeiro sob diferentes lâminas e eficiência estratégica de irrigação, através de déficit hídrico parcial.
Thesagro: Irrigação.
Data Created: 2011-12-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAOCRESCIMENTOMAURICIOCOELHOFILHOT36.pdf124,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace