Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910199
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRONZE, A. B. da S.
MOTA, M. G. da C.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
REDIG, M. do S. F.
DUARTE, E. B.
RODRIGUES, A. E.
Additional Information: Antônia Benedita da Silva Bronze, UFRA; Milton Guilherme da Costa Mota, UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, UFRA / CPATU; Meirivalda do Socorro Ferreira Redig, UFRA; Eleonora Brasil Duarte, UFRA; Alessandra Epifanio Rodrigues, UFRA.
Title: Análise de crescimento de progênies da bacabi (Oenocarpus mapora Kasten) em sistemas agroflorestais.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA : SBSAF : Embrapa Amazônia Oriental: UFRA : CEPLAC : EMATER : ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Bacabi
Sistema agroflorestal
Palmeira
Cultivo.
Description: Bacabi (Oenocarpus mapora Kasten) é uma palmeira nativa da Amazônia que é utilizada na alimentação humana para a confecção do refresco da polpa de seus frutos. Objetivou-se na pesquisa analisar a taxa de crescimento de altura e diâmetro de 38 progenies de bacabi, em sistemas agoflorestais (SAF). O experimento foi desenvolvido na Comunidade de Campo Limpo no Município de Santo Antônio do Tauá-Pará, entre os meses de janeiro a abril de 2006. O SAF foi composto por mandioca, cupuaçu, banana, bacabi e pau-rosa. Foram analisadas 38 progênies de polinização aberta, com delineamento em blocos ao acaso, com duas repetições e cinco plantas por parcela. A taxa de crescimento absoluto (TCA) foi representada pela variação, ou incremento entre duas avaliações 12 e 30 meses após o plantio, sendo calculadas posteriormente a taxa de crescimento absoluto da altura de plantas (TCAA) e a taxa de crescimento absoluto do diâmetro de plantas (TCAD). As progênies de bacabi foram avaliadas aos 30 meses, a análise mostrou que em relação a TCAA as médias variaram de 0,14 a 0,42 cm/dia, sendo que os maiores valores foram registrados nas progênies 002 e 009 provenientes da Embrapa, com médias de 0,41 e 0,42 cm/dia, respectivamente, atingindo crescimento rápido e precoce. Para o caráter TCAD, as médias oscilaram entre 0,01 a 0,07 mm/dia com média de 0,03 mm/dia. O crescimento em altura e diâmetro das progênies em SAF foi considerado rápido, sendo diferenciados pelas diferentes procedências e características genéticas das progênies.
Thesagro: Manejo.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2011-12-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AI306.pdf122,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace