Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910208
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LEAO, N. V. M.
SHIMIZU, E. S. C.
FELIPE, S. H. S.
SILVA, C. M. da
BARBOSA, L. V. A.
Additional Information: NOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU; ELIZABETH SANTOS CORDEIRO SHIMIZU, CPATU; Sérgio Heitor Sousa Felipe, BOLSISTA CPATU; Carina Melo da Silva, UFRA; Lilian Vanessa Araújo Barbosa, BOLSISTA CPATU.
Title: Aspectos biométricos de sementes de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby.) utilizadas em sistemas agroflorestais (SAFs).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Propagação de espécies florestais
Mensuração.
Description: O Schizolobium parahyba var. amazonicum surgiu como uma espécie potencial em sistemas agroflorestais, especialmente na Amazônia. O conhecimento das características físicas das sementes é importante para o desenvolvimento de tecnologias e planejamento na coleta de sementes, fornecendo suporte para a diferenciação de espécies do gênero e para avaliar a variabilidade genética dentro das populações da mesma espécie. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos biométricos de diferentes lotes de sementes de paricá. Na análise dos dados biométricos foram avaliados a espessura, largura e comprimento da semente, em dois lotes, sendo o resultado submetido ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. Verificou-se que não houve diferença significativa entre os dois lotes e houve uma menor variação na frequência da espessura da semente. Diferenças biométricas nos lotes de sementes analisadas indicam a variabilidade genética entre os lotes e dentro de cada lote.
Thesagro: Paricá
Semente.
Data Created: 2011-12-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AI363.pdf296,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace