Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910397
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2011
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: TEJAS, G. T.
AZEVEDO, M. G. F. de
LOCATELLI, M.
Additional Information: Graziela Tosini Tejas, Universidade Federal de Rondônia; Marília Gabriela F. de Azevedo, Faculdade São Lucas; Marília Locatelli, Embrapa Rondônia.
Title: A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
Publisher: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, v.6, n.4, p. 15-34, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Cobertura arbórea urbana
Conforto climático
Qualidade ambiental
Description: O presente trabalho analisou a influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental em duas unidades amostrais, levando-se em consideração a presença e ausência de vegetação arbórea, na cidade de Porto Velho, Rondônia, Amazônia Meridional, Brasil. A análise foi realizada a partir de uma investigação experimental onde os dados, de temperatura e umidade relativa do ar, foram mensurados através de termohigrômetros, nos horários estabelecidos pela Organização Mundial Meteorológica (OMM). Os dados de percepção ambiental foram obtidos através de questionários semi-estruturados no momento do monitoramento climático. Os resultados demonstraram que na área arborizada os valores higrotérmicos foram inferiores ao ponto em que há ausência de vegetação (área construída) alcançando uma diferença de 3°C a 5°C. Quanto à avaliação da percepção ambiental verificou-se que os entrevistados sentem-se mais confortável (73%) no ponto com presença de vegetação e apontaram que a arborização na urbe propicia (57%) a redução do calor.
Year: 2011-12-20
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo192publicacao1.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace