Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910443
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SHIMIZU, M. K.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
KATO, O. R.
BORGES, A. C. M. R.
Additional Information: MAURICIO KADOOKA SHIMIZU, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU.
Title: Desempenho econômico do cultivo de mandioca consorciado com feijão-caupi no sistema de preparo de área com corte e trituração.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Sistema agroflorestal seqüencial
Plantio direto na capoeira
Agricultura sem queima
Tipitamba.
Description: O projeto SHIFT-Capoeira foi iniciado no ano de 1991, dentro do programa SHIFT (Studies of Human Impact on Forest and Floodplains in the Tropics). A iniciativa consistiu no estudo da importância da capoeira nos sistemas agrícolas familiares do Nordeste Paraense. Com os resultados obtidos foi proposto um sistema de cultivo baseado no corte e trituração da capoeira como forma de reduzir as perdas de nutrientes e manter o solo protegido, permitindo o cultivo da mandioca por até dois ciclos devido à cobertura formada pelo material triturado manter a umidade do solo e disponibilizar os nutrientes gradativamente por meio da decomposição. Este preparo de área atualmente é adotado por 42 unidades de produção familiar nos municípios de Igarapé-Açu e Marapanim/PA. Para observar o desempenho do sistema de cultivo adotado pelos agricultores, foram identificados os custos e rendimentos do cultivo de mandioca consorciada com feijão-caupi implantados no sistema de preparo de área com corte e trituração. Informações referentes aos coeficientes e demais fatores de produção foram coletados para determinar o preço do insumo e da comercialização do produto, relativos a uma área referencial de um hectare. Os dados obtidos foram analisados através do Valor Presente Líquido (VPL) e da Taxa Interna de Retorno (TIR). Através dos resultados foi observado que o sistema de produção de mandioca consorciado com feijão-caupi em sistemas agroflorestais seqüenciais com preparo de área através de corte e trituração da capoeira é viável economicamente.
Thesagro: Agricultura Familiar.
Data Created: 2011-12-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AV287.pdf179,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace