Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910521
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEREIRA, M. E. M.
VASCONCELOS, S. S.
KATO, O. R.
SANTOS, E. R.
COSTA, C. F. G. da
SOUZA, C. M. de A.
SILVA, A. K. L.
Additional Information: Michel Emerson Martins Pereira, ALUNO UFRA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; Elaine Rodrigues Santos, BOLSISTA CPATU; Cristiane Formigosa Gadelha da Costa, CPATU; CLEO MARCELO DE ARAUJO SOUZA, CPATU; Antonio Kledson Leal Silva, UFPA.
Title: Estoque de nitrogênio em diferentes manejos da vegetação secundária em sistemas agroflorestal sequencial no Nordeste paraense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Preparo de área
Derruba-e-queima
Derruba-e-trituração.
Tipitamba
Description: O estoque de nitrogênio total no solo pode ser modificado devido a prática de manejo inadequado, principalmente à derruba e queima da vegetação secundária no preparo de área. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi quantificar o estoque de nitrogênio no solo em diferentes sistemas de preparo do uso da terra, com e sem queima, combinados com dois níveis de adubação (NPK). O trabalho foi desenvolvido na comunidade de Cumaru, município de Igarapé-Açu (PA) em Latossolo amarelo de textura média sob diferentes preparos de área com e sem adubação NPK, com seis repetições cada. Avaliaram-se os seguintes tratamentos: Queima + NPK (com adubação), Queima ? NPK (sem adubação), Trituração + NPK (com adubação) e Trituração ? NPK (sem adubação). As amostras de solo foram coletadas em março de 2010 nas profundidades 0-5, 5-10, 10-20, 20-30, 30-50 cm com o auxílio de um trado do tipo sonda e uma marreta. A concentração de nitrogênio das amostras de solo foi determinada por combustão via seca. O tratamento trituração + NPK apresentou um estoque de nitrogênio total do solo (4,01 ± 0,25 Mg ha-1) maior do que a trituração ? NPK (3,82 ± 0,23 Mg ha-1), a queima ? NPK (3,66 ± 0,16 Mg ha-1) e a queima + NPK (3,55 ± 0,25 Mg ha-1), porém o estoque de nitrogênio no solo não apresentou diferença significativa entre os tratamentos. Concluiu-se que a aplicação de diferentes manejos para preparo da área e a adubação não alteraram o estoque de nitrogênio no solo.
Data Created: 2011-12-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BII270.pdf246,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace