Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910566
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: THOM, G.
CAPELA, C.
KATO, O. R.
TAKAMATSU, J. A.
SUGAYA, C. T.
SUZUKI, E. K.
Additional Information: G. Thom, MPEG; CARLOS CAPELA, NATURA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; J. A.Takamatsu, Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu – CAMTA; C. T. Sugaya, Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu – CAMTA; E. K. SUZUKI, Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu – CAMTA.
Title: Avaliação da avifauna em sistemas agroflorestais com dendê (Elaeis guianeensis) no município de Tomé-Açu (PA).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Elaeis guianensis
Comunidade de aves
Sistemas Agroflorestais
Tipitamba
Description: È apresentada uma comparação entre a composição da avifauna de sistemas agroflorestais (SAF) com dendê, copoeiras e uma monocultura de dendê ao longo de dois anos no intuito de relatar a funcionalidade dos SAFs na manutenção de aves amazônicas. Foram registradas 196 espécies, destas 88 encontradas nos SAFs, 120 na capoeira e 63 na monocultura. Foi observada a ausência de espécies florestais das famílias, Thamnophilidae, Furnaridae e Tyrannidae no SAF e na monocultura de dendê, presentes na capoeira. O índice de similaridade de Morisita mostra que os SAFs se assemelham mais às monoculturas do que às capoeiras, possivelmente devido ao tempo recente de plantio, onde os SAFs ainda não apresentam uma estrutura florestal mais complexa com sub-bosque e dossel. Foi observado um aumento na riqueza de espécies frutívoras e nectarívoras e na diversidade dos SAFs, possivelmente refletindo o contínuo desenvolvimento e estruturação deste sistema. Os resultados apresentados mostram que apesar de os SAFs apresentarem uma comunidade de aves em geral distinta da comunidade encontrada nas capoeiras, estas apresentam índices de diversidade e riqueza de espécies semelhantes. A monocultura de dendê apresentou a menor riqueza e índices de diversidade, além de apresentar principalmente espécies insetívoras, onívoras e granívoras na composição de sua avifauna, configurando um ambiente pouco diverso na estrutura da vegetação. Sistemas agroflorestais de dendê podem vir a contribuir na manutenção da diversidade local de aves florestais amazônicas, contudo os resultados apontam a necessidade de mais tempo para um melhor desenvolvimento do sistema.
Data Created: 2011-12-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIII235.pdf580,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace