Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910620
Título: Caracterização de tipos polínicos transportados por abelhas em sistemas agroflorestais com dendê (Elaeis guineensis Jacq. - Arecaceae).
Autoria: CARREIRA, L. M. M.
LUCAS, F. C. A.
MAUES, M. M.
PEREIRA, A. S. de S.
SATO, K. S. S.
Afiliação: Léa Maria Medeiros CARREIRA, MPEG; Flávia Cristina Araújo LUCAS, UEPA; MARCIA MOTTA MAUES, CPATU; Andreza Stephanie de Souza PEREIRA, GRADUANDA UEPA; Kamila Satie Shimomaebara SATO, GRADUANDA UEPA.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Conteúdo: Diante da expansão econômica da dendeicultura no Brasil, a Embrapa Amazônia Oriental, em parceria com a empresa Natura, implementou Sistemas Agroflorestais (SAFs) nas zonas de ocorrência do dendê na localidade de Quatro-Bocas, Tomé-Açu/PA. A partir do Projeto?Sistemas Agroflorestais na Agricultura Familiar?, tendo como estudo integrante o subcomponente biodiversidade, objetivou-se identificar os grãos de pólen transportados por abelhas nesses SAFs, com o intuito de colaborar com informações acerca das preferências alimentares das abelhas em diferentes ambientes. As abelhas foram coletadas com armadilhas aromáticas em três sistemas com dendê, intitulados biodiversos, e em áreas adjacentes aos SAFs, denominadas de capoeira e pastagem degradada, acondicionadas em frascos de vidro contendo ácido acético e enviadas à equipe de Palinologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Por meio de sucessivas lavagens com ácido acético, os grãos de pólen foram removidos da superfície corporal dos animais e processados quimicamente pelo método de acetólise. Posteriormente, foram medidos, descritos e fotomicrografados em microscopia de luz. A partir do material analisado foi possível separar três grupos polínicos: pólen dos sistemas biodiversos; pólen da área de capoeira e pólen da área de pastagem degradada (ambas adjacentes aos sistemas biodiversos). Nos biodiversos foram identificados os tipos polínicos Anacardiaceae, Burseraceae e Convolvulaceae; na capoeira verificaram-se os tipos Anacardiaceae, Asteraceae e Fabaceae e na pastagem degradada os tipos Euphorbiaceae, Malvaceae, Meliaceae e Rutaceae. A família Anacardiaceae foi a melhor representada, destacando os gêneros Anacardium e Tapirira, como os mais frequentes em todas as três áreas, família esta considerada de grande valor apícola
Thesagro: Dendê
Palavras-chave: SAFs
Abelhas
Morfologia polínica
Notas: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIII356.pdf443,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace