Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910657
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, C. M. de A.
FREITAS, F. dos S.
CARVALHO, C. J. R. de
VASCONCELOS, S. S.
KATO, O. R.
Additional Information: CLEO MARCELO DE ARAUJO SOUZA, CPATU; Fabiano dos Santos Freitas, BOLSISTA UFRA; CLAUDIO JOSE REIS DE CARVALHO, CPATU; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU.
Title: Atributos físicos do solo em sistemas agroflorestais sequenciais no município de Igarapé Açú, Pará.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Resistência à penetração do solo
Densidade do solo
Porosidade total do solo
Velocidade de infiltração de água
Sistemas de manejo.
Tipitamba
Description: A degradação do solo provoca modificações em suas propriedades com reflexos na qualidade da produção agrícola. Este estudo foi desenvolvido para quantificar as alterações no comportamento físico do solo em sistemas de corte-e-trituração e de corte-e-queima da vegetação secundária. Foram determinadas a porosidade total, a densidade, a curva de resistência à penetração do solo e a velocidade de infiltração no solo nas profundidades de 0-5; 5-10; 10-20 e 20-30 cm. Os resultados dos sistemas de manejo com corte-e-queima e corte-e-trituração apresentaram altos valores de densidade e resistência à penetração do solo, influenciando negativamente a infiltração e o armazenamento de água no solo em relação à vegetação secundária. Os resultados também mostraram que o sistema de manejo com corte e trituração propiciou condições favoráveis ao desenvolvimento radicular na camada mais superficial do solo.
Data Created: 2011-12-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIV163.pdf236,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace