Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910768
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FONSECA, J. A.
HANISCH, A. L.
BALBINOT JUNIOR, A. A.
SPAGNOLLO, E.
Additional Information: JOSÉ ALFREDO DA FONSECA, EPAGRI - Canoinhas, SC.; ANA LÚCIA HANISCH, EPAGRI - Canoinhas, SC.; ALVADI ANTONIO BALBINOT JUNIOR, CNPSO; EVANDRO SPAGNOLLO, EPAGRI - Chapecó, SC.
Title: Atributos químicos de um Latossolo Vermelho Distrófico típico afetados pela aplicação de pó de basalto.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: Resumo – O pó de basalto, como fertilizante de liberação lenta, tem apresentado uma série de benefícios ao solo, especialmente, na sua capacidade de fornecer nutrientes às plantas. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar, em casa de vegetação, o efeito da aplicação de pó de basalto em alguns atributos químicos de um Latossolo Vermelho Distrófico típico, após 30, 60, 120 e 360 dias de incubação. Os tratamentos consistiram de doses de pó de basalto, com granulometria muito fina, cuja composição era: MgO = 4,83 %; K2O = 1,17 %; P2O5 = 0,2% e CaO = 9%. Foram utilizadas doses equivalentes a 0, 2, 4, 8 e 12 t ha-1. Utilizou-se delineamento completamente casualizado com quatro repetições. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e à análise de regressão polinomial. O pó de basalto com a granulometria testada apresenta dissolução em um prazo mínimo de 30 dias. Foi verificado que em ambiente sem dreno de nutrientes há diminuição dos teores de Ca e Mg trocáveis e do pH do solo e aumentos dos teores de Al e P, com a aplicação do pó de basalto.
Thesagro: Solo
Fertilizante
NAL Thesaurus: Soil
Fertilizers
Data Created: 2011-12-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
balbinot.291.PDF141,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace