Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/911718
Título: Produção e qualidade de sementes de Brachiaria humidicola cv. Llanero em razão da adubação nitrogenada e potássica.
Autoria: CATUCHI, T. A.
COSTA, L. P. F. da
BARBOSA, A. de M.
CUSTODIO, C. C.
TIRITAN, C. S.
FOLONI, J. S. S.
Afiliação: TIAGO ARANDA CATUCHI, Universidade do Oeste Paulista - Mestrando; LUIZ PAULO FERRARI DA COSTA, Sementes MATSUDA; ALAXANDRIUS DE MORAES BARBOSA, Universidade do Oeste Paulista - Mestrando; CECI CASTILHO CUSTODIO, Universidade do Oeste Paulista; CARLOS SERGIO TIRITAN, Universidade do Oeste Paulista; JOSE SALVADOR SIMONETI FOLONI, CNPSO.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011. 4 p. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A qualidade e vitalidade das sementes dependem, em parte, do vigor de seus ascendentes, motivo pelo qual as terras cultivadas com a finalidade de produção de sementes devem possuir boa fertilidade, além de receberem adubações equilibradas. O objetivo do trabalho foi de avaliar os efeitos da combinação de doses de N e K na adubação de cobertura da Brachiaria humidicola cv. Llanero sobre a produtividade e qualidade fisiológica de sementes. Este trabalho foi conduzido entre novembro de 2008 a abril de 2009, no sítio Santa Angélica, na cidade de Santo Anastácio, Oeste do estado de São Paulo. O material estudado foi Brachiaria humidicola cv. Llanero. A semeadura foi realizada em linha com espaçamento de 1 m, após um processo de preparo de solo convencional. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizado, com quatro repetições em esquema fatorial 4x4, considerando quatro doses de nitrogênio (0, 50, 100, 200 kg ha-1) e quatro doses de potássio (0, 50, 100, 200 kg ha-1). A adubação nitrogenada e potássica influenciou a qualidade fisiológica das sementes de Brachiaria humidicola cv. Llanero, onde houve o aumento da porcentagem de pureza física das sementes e produtividade de sementes por hectare, em função do aumento das doses de nitrogênio e potássio. A taxa de germinação aumentou em função do incremento das doses de nitrogênio, porém o mesmo não ocorreu com a suplementação de potássio, que não teve interferência significativa sobre este parâmetro.
Thesagro: Semente
Qualidade
NAL Thesaurus: Seed quality
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
foloni.7221.PDF344,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace