Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912232
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBRAZ, E. M.
dc.contributor.authorMATTOS, P. P. de
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, E. O.
dc.contributor.authorRIBAS, L. A.
dc.date.accessioned2023-11-01T19:36:01Z-
dc.date.available2023-11-01T19:36:01Z-
dc.date.created2012-01-10
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 5., 2011, Santa Maria. Sustentabilidade florestal: [anais]. Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912232-
dc.descriptionO manejo das florestas naturais tropicais não considera a capacidade de recuperação da floresta. Assim, as extrações, mesmo baixas, podem não ser sustentáveis quando se trata do próximo ciclo. Extrações "baixas", sem considerar a estrutura e o crescimento da espécie a ser manejada podem comprometer a capacidade produtiva para o próximo ciclo. O cedro é uma espécie de grande valor econômico para o estado do Acre e sua extração, feita na forma tradicional, mesmo com o limite de 30m³ha-1 para o conjunto de espécies (limite da legislação), pode reduzir o potencial futuro dessa espécie. Este trabalho apresenta estratégias de otimização da estrutura diamétrica no primeiro corte visando à recuperação do volume explorado. O trabalho mostrou que o cedro ocorre naturalmente em diferentes distribuições diamétricas, sendo essencial analisar cada uma de forma específica. Mesmo com o excelente incremento médio anual que o cedro apresenta as extrações segundo o sistema tradicional recuperaram 22%, 43% e 67,5% nas diferentes estruturas avaliadas. Com o procedimento de manejo específico para cada condição de distribuição diamétrica, com redução máxima de 35% do corte original, foram estimadas recuperações de 95%, 99% e 107% considerando o ciclo vigente na legislação, de 30 anos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManejo florestal sustentável
dc.subjectTaxa de corte
dc.titleOtimização da distribuição diamétrica remanescente da espécie Cedrela odorata no estado do Acre, visando o novo ciclo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.nalthesaurusAmazonia
dc.format.extent2p. 186-193.
riaa.ainfo.id912232
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-01
dc.contributor.institutionEVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; EVANDRO ORFANO FIGUEIREDO, CPAF-AC; LUCIANO ARRUDA RIBAS, CPAF-AC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
24072.pdf257.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace