Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912476
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PAPA, D. de A.
ALVARES, V. de S.
MIQUELONI, D. P.
Additional Information: DANIEL DE ALMEIDA PAPA, CPAF-AC; VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; DANIELA POPIM MIQUELONI, CNPq.
Title: Distribuição espacial do escoamento da produção de farinha de mandioca no terrirório do Vale do Juruá, Acre.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 14.; FEIRA BRASILEIRA DA MANDIOCA, 1., 2011, Maceió. Mandioca: fonte de alimento e energia: anais. Maceió: ABAM: SBM, 2011.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Notes: Categoria Processamento e agroindústria: resumo 181.
Keywords: Farinha de mandioca
Vale do Juruá
Acre.
Description: O Território da Cidadania do Vale do Juruá (TCVJ) é uma das cinco regiões em que o Estado do Acre está dividido, composto pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumathurgo, Mâncio Lima, Porto Walter e Rodrigues Alves. Nesta região, a produção de farinha de mandioca é uma tradição apreciada em todo estado e conhecida pela forma artesanal de fabricação. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado do Acre, em 2009, foram produzidas em Cruzeiro do Sul aproximadamente 4.366 toneladas deste produto e suas características físico-químicas se enquadram nos padrões da legislação brasileira (SOUZA et. al, 2008). O Sistema de Informação Geográfica ? SIG é uma tecnologia computacional composta pelos subsistemas de entrada, processamento e saída de dados com localização geográfica conhecida (MIRANDA, 2005). Além da percepção visual da distribuição espacial de eventos, o SIG é muito útil para traduzir padrões existentes com considerações objetivas e mensuráveis (DRUNK et.al., 2004). Desta forma, este sistema de informação pode ser útil para identificar os padrões de proximidade e tendências de agrupamento de casa de farinha e apresentação visual dos atributos para a forma de escoamento da produção. Em virtude da qualidade e importância socioeconômica, cultural e agrícola da farinha de mandioca do TCVJ, este trabalho teve como objetivo identificar espacialmente o padrão de escoamento da produção de farinha de mandioca no Território da Cidadania do Vale do Juruá, Acre. Este último pertence a outra divisão territorial do Acre (Tarauacá-Envira), porém teve o oeste de sua área incluída neste trabalho pela proximidade com o Juruá.
Thesagro: Escoamento da Produção.
Data Created: 2012-01-11
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24099.pdf497,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace