Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912768
Título: Consumo, digestibilidade total, produção de proteína microbiana e balanço de nitrogênio em dietas com subprodutos de frutas para ruminantes.
Autoria: AZEVÊDO, J. A. G.
VALADARES FILHO, S. de C.
PINA, D. dos S.
DETMANN, E.
VALADARES, R. F. D.
PEREIRA, L. G. R.
SOUZA, N. K. de P.
SILVA, L. F. C. e
Afiliação: JOSÉ AUGUSTO GOMES AZEVÊDO, Universidade Estadual de Santa Cruz; SEBASTIÃO DE CAMPOS VALADARES FILHO, UFV; DOUGLAS DOS SANTOS PINA, Universidade Federal do Mato Grosso; EDENIO DETMANN, UFV; CNPq; RILENE FERREIRA DINIZ VALADARES, UFV; CNPq; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; NATÁLIA KRISH DE PAIVA SOUZA, UFV; LUIZ FERNANDO COSTA E SILVA, UFV.
Ano de publicação: 2011
Referência: Revista Brasileira de Zootecnia, v. 40, n. 5, p. 1052-1060, 2011.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar os efeitos da inclusão de subprodutos de frutas in natura (abacaxi, goiaba, mamão, manga e maracujá) e do nível (10 e 30%) utilizado na dieta de bovinos em substituição parcial à silagem de milho sobre o consumo e a digestibilidade total dos nutrientes, a produção de proteína microbiana (Pmic) e o balanço de nitrogênio e sobre a predição das frações digestíveis e nutrientes digestíveis totais (NDT) desses subprodutos. Todos os animais receberam silagem de milho e mistura ureia/sulfato de amônio (9:1) para que as rações se mantivessem isonitrogenadas. Os consumos de matéria seca (MS) (kg/dia), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e NDT, além da digestibilidade de PB, extrato etéreo (EE) e carboidratos não-fibrosos (CNF) foram afetados pela origem do subproduto. Houve efeito para o nível de inclusão dos subprodutos na digestibilidade da PB e EE. Os subprodutos de mamão, manga e abacaxi apresentaram valor energético 23,1; 18,0 e 7,1%, respectivamente, superior ao da silagem de milho. A fonte do subproduto influenciou as excreções urinárias de derivados de purinas totais e purinas absorvidas e a produção de proteína microbiana, além da ingestão (g/dia), a excreção dos compostos nitrogenados nas fezes e na urina (g/dia) e o balanço de nitrogênio (g/dia). O nível de inclusão dos subprodutos na dieta afetou as excreções urinárias de derivados de purinas totais e purinas absorvidas e a produção de proteína microbiana. Os subprodutos de abacaxi, mamão e manga têm valor energético superior ao da silagem de milho e podem substituir parcialmente concentrados energéticos em dietas para ruminantes. O subproduto de maracujá tem potencial para substituir parcialmente volumosos em dietas para ruminantes. O subproduto de goiaba apresenta limitações para uso em dietas para ruminantes.
Thesagro: Alimento Alternativo
Valor Nutritivo
Palavras-chave: Resíduos agroindustriais
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.1590/S1516-35982011000500017
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-meta-2011-RBZ-LGustavo-66174.pdf134,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace