Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914568
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSTUMPF, M. T.
dc.contributor.authorMITTELMANN, A.
dc.contributor.authorCORRÊA, B. O.
dc.date.accessioned2024-02-06T10:41:31Z-
dc.date.available2024-02-06T10:41:31Z-
dc.date.created2012-02-07
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Agrociência, v. 14, n. 2, p. 259-264, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914568-
dc.descriptionO azevém, uma planta que produz forragem nos meses de inverno e primavera, é muito utilizado em pastagens no sul do Brasil. Apesar de ser de origem temperada, essa espécie apresenta restrições de desenvolvimento em temperaturas muito baixas. O objetivo do presente trabalho foi comparar o crescimento e o desenvolvimento de diferentes populações de azevém submetidas a tratamento com frio com aquelas sob as condições do ambiente e verificar a tolerância das populações às temperaturas mais baixas. Foi utilizado um arranjo experimental de parcelas subdivididas. Aos quatro meses da semeadura foram avaliadas a altura das plantas, o comprimento da maior folha do afilho principal, o número de afilhos e o número de folhas vivas do afilho principal. Houve efeito de populações e ambiente mas não da interação ambiente-população para os caracteres estudados. As populações Comum-Ijuí e CNPGL130 apresentaram os melhores valores de altura de planta; para o caractere número de folhas vivas as populações Comum-Ijuí, CNPGL 130, CNPGL136 e Eclipse possuem médias superiores; as populações CNPGL130 e CNPGL136 alcançaram as maiores médias de comprimento foliar; enquanto que as populações Eclipse, LE284 e CPPSUL 001 apresentaram maior número de afilhos. As populações não apresentam diferenças em relação à tolerância ao frio. Entretanto, apresentam diferenças em relação ao desenvolvimento inicial, cuja seleção contribui para garantir disponibilidade de forragem no período de inverno.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTolerância ao frio
dc.subjectAltura de planta
dc.subjectNúmero de afilhos
dc.titleAnálises estruturais comparativas entre populações de azevém (Lolium multiflorum) submetidas a temperatura baixa e normal.
dc.typeArtigo de periódico
riaa.ainfo.id914568
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-05
dc.contributor.institutionMARCELO TEMPEL STUMPF, UFPel; ANDREA MITTELMANN, CNPGL; BRUNO OBES CORRÊA, UFPel.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Artigo-RBAgroc-Andrea-artigo06.pdf45.81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace