Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915145
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENEZES, V. M. M.
CARVALHO, H. W. L. de
RANGEL, M. A. S.
SANTOS, V. da S.
OLIVEIRA, I. R. de
RODRIGUES, C. S.
Additional Information: VANESSA MARISA MIRANDA MENEZES, UFS; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, DTT; CINTHIA SOUZA RODRIGUES, PIBIC.
Title: Desempenho de cultivares de mandioca na Zona Agreste do Estado de Sergipe, no ano agrícola de 2007/2008.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 14.; FEIRA BRASILEIRA DA MANDIOCA, 1., 2011, Maceió. Mandioca: fonte de alimento e energia: anais. Maceió: ABAM: SBM, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Melhoramento genético.
Keywords: Melhoramento genético.
Description: Na Zona Agreste do Estado de Sergipe ocorrem inúmeros sistemas de produção de mandioca, predominando aqueles onde é quase ausente a aplicação de tecnologias de produção, praticados por pequenos e médios produtores rurais. Em razão de ser um produto de subsistência, tem expressiva importância sócio-econômica no cenário da agricultura nordestina, tanto no que se refere à extensa área dedicada ao cultivo desse produto, quanto na sua larga importância na alimentação humana e animal. Não obstante esta importância, sua baixa produtividade tem sido provocada pelo baixo nível tecnológico dispensado à cultura e aos fatores bióticos e abióticos restritivos à produção. Dentre os diversos fatores que podem contribuir para o aumento da produtividade de uma lavoura, a recomendação de variedades de melhor adaptação não implica ônus adicional ao agricultor. Diversos trabalhos têm ressaltado acréscimos expressivos de produtividade de materiais melhorados em relação aos tradicionais (Mendonça et al., 2003, Kvitichal ,2003 e Carvalho et al.,2009). O objetivo deste trabalho foi averiguar o comportamento de cultivares de mandioca em áreas da Zona Agreste do Estado de Sergipe, para indicação daqueles mais promissores.
Thesagro: Mandioca.
Data Created: 2012-02-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESEMPENHODECULTIVARESResumon.70VanessaMirandaposter.pdf127,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace