Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915373
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, M. S. dos
SILVA, M. F. da
SILVA, B. N. F. da
SARDINHA, M. A.
MOCHIUTTI, S.
Additional Information: MARILENE SILVA DOS SANTOS, Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq /Embrapa Amapá; MAGUIDA FABIANA DA SILVA, CPAF-AP; BRUNA NICOLE FERREIRA DA SILVA, Colaboradora; MAURÍCIO ALVES SARDINHA, Colaborador; SILAS MOCHIUTTI, CPAF-AP.
Title: Avaliação de progênies de açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) com características superiores para produção de frutos em área de várzeas do estuário amazônico.
Publisher: In: CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2.; MOSTRA DE TCC's, 6.; EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 2., Macapá, 2010. Livro de resumos... Macapá: SETEC; Embrapa Amapá; UEAP, 2011. p. 77.
Language: pt_BR
Keywords: Variabilidade genética
Época de produção
Description: O açaizeiro (Euterpe oleraceae Mart.) é uma palmeira dominante das florestas de várzeas, de seus frutos se obtém uma bebida concentrada, nutritiva e de alto valor calórico, conhecida por “açaí”, a qual é utilizada desde a época pré-colombiana pela população Amazônica, e que, a partir da década de 1990 tem atingido mercados em outras regiões do Brasil e no exterior. Em 2000 a Embrapa Amapá iniciou um programa de melhoramento genético de açaizeiro para a produção de frutos em várzeas do estuário amazônico. Foram instaladas no campo experimental de Mazagão 175 progênies, sendo 75 com produção de frutos no período chuvoso (população 1) e 100 com produção de frutos na estiagem - entressafra (população 2). Apartir de 2009 vêem sendo realizados acompanhamentos mensais de características de floração e frutificação nestas populações. Foram tomados os seguintes dados: emissão e abertura da espádice, enchimento e maturação dos frutos. No perído de agosto de 2010 a julho de 2011, pode-se observar que a população 1 teve dois picos de floração: o primeiro ocorreu em dezembro e o segundo e mais expressivo ocorreu entre o meses de abril a maio (meses chuvosos). Já a maturação dos frutos teve seu pico em maio de 2011 quando foram colhidos 518 kg de frutos nesta população. Já na população 2 a emissão de espadices teve seu pico em abril de 2011 e a maturação e colheita dos frutos em novembro de 2010 quando foram colhidos 1930 kg de frutos. Contudo, essas características são fortemente influenciadas pelo ambiente, por isso, serão necessários ainda alguns ciclos de observação destas populações para obter uma caracterização genotípica das progênies. Ambas continuarão sendo monitoradas para que as informações destas primeiras observações sejam confirmadas dentro do rigor cientifico.
Thesagro: Palmeira oleaginosa
Método de melhoramento
Data Created: 2012-02-14
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AP2011Avaliacaoprogeniesacaizeiro.pdf12,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace