Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915462
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARROS, A. H. C.
LIER, Q. de J. van
PARAHYBA, R. da B. V.
TABOSA, J. N.
MAIA, A. de H. N.
SCARPARE, F. V.
Additional Information: ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; QUIRIJN DE JONG VAN LIER, ESALQ; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; JOSÉ NILDO TABOSA, IPA; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; FÁBIO VALE SCARPARE, ESALQ.
Title: Avaliação e teste de funções de pedotransferência na estimativa do teor de água no solo e no rendimento agrícola da cultura do sorgo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 17., 2011, Guarapari. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros: anais. Guarapari: Incaper, 2011. 1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Função de Pedotransferência
Modelo de crescimento.
Description: Os parâmetros s, r, e n desenvolvidos por meio de PTF para o modelo de Van Genuchten foram introduzidos no modelo SWAP (Soil-Water-Atmosphere-Plant) com o objetivo de verificar a viabilidade da utilização de funções de pedotransferência para descrever atributos físico-hídricos do solo e previsão do rendimento agrícola. Essa viabilidade foi avaliada pelo desempenho do modelo comparando suas estimativas da produtividade agrícola com valores observados de campo. Duas PTFs foram testadas na simulação e avaliação da produtividade da cultura do sorgo pelo modelo: a) incluindo cinco preditores: densidade do solo, teores de areia, de silte e de argila e de matéria orgânica (PTFDasam) e b) apenas três, com os teores de areia, de silte e de argila (PTFAsa). O desempenho foi melhor para a PTFDasam, desenvolvida com teores granulométricos, matéria orgânica e densidade do solo. A estimativa da produtividade agrícola no modelo SWAP foi similar, seja com os parâmetros da equação de Van Genuchten das curvas de retenção obtidas ?in situ?, seja com os parâmetros estimados por meio de PTFs; e os resultados das simulações de rendimento agrícola utilizando PTFs não diferem muito daquelas que empregam métodos mais tradicionais.
Thesagro: Sorgo
Produtividade
Solo
Relação solo-água
Física do solo
NAL Thesaurus: Soil-plant interactions
Sorghum (Poaceae)
Data Created: 2012-02-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011AA15.pdf261,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace