Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915476
Título: Comportamento ingestivo de novilhas recebendo dietas contendo cana-de-açúcar tratadas ou não com óxido de cálcio.
Autoria: PANCOTI, C. G.
BORGES, A. L. C. C.
LOPES, F. C. F.
SILVA, R. R. E
CAMPOS, M. M.
Afiliação: CARLOS GIOVANI PANCOTI, UFMG; ANA LUIZA COSTA CRUZ BORGES, UFMG; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; RICARDO REIS E SILVA, UFMG; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL.
Ano de publicação: 2011
Referência: Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v. 1, n. 2, p. 67-72, 2011.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar o comportamento ingestivo de 18 novilhas Holandês x Zebu, com peso corporal médio inicial de 250 kg, confinadas em sistema tipo Tie Stall com cochos e bebedouros individuais, distribuídas em blocos ao acaso, alimentadas com cana-de-açúcar acrescida ou não a 1% de óxido de cálcio na matéria natural após 24 horas de hidrólise, com diferentes tempos de administração da mistura de ureia e sulfato de amônio − zero e 24 horas antes do fornecimento aos animais. Os animais foram observados a cada dez minutos durante 24 horas para a determinação do tempo despendido em alimentação, ingestão de água, ruminação e ócio. As médias obtidas foram comparadas pelo teste SNK, em nível de 5% de significância. Houve elevação (P<0,05) do período despendido na atividade de ruminação (106,72 minutos/kg MS) com a administração da mistura de uréia e sulfato de amônio 24 horas antes do fornecimento aos animais. Em média, os animais permaneceram cerca de 5,86; 0,41; 9,43 e 8,30 horas, respectivamente em ingestão de alimento, ingestão de água, ruminação e ócio. Não houve benefício tanto da inclusão de óxido de cálcio quanto da adição de uréia 24 horas antes do fornecimento aos animais.
Thesagro: Ruminação
Palavras-chave: Cal
Etologia
Ócio
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo-FCesar-RBAS.pdf457,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace