Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915769
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GONÇALVES, F. M. A.
NUNES, J. A. R.
SOUZA SOBRINHO, F. de
TEIXEIRA, D. H. L.
TEIXEIRA, A. L.
Additional Information: Flávia Maria Avelar Gonçalves, DBI/UFLA; José Airton Rodrigues Nunes, DBI/UFLA; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; Davi Henrique Lima Teixeira, UFLA; ALEXSANDRO LARA TEIXEIRA, CPAF-RO.
Title: Dissimilaridade genética de clones de Brachiaria ruziziensis baseada em características morfológicas e de produção de forragem.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Caracterização morfológica
B. ruziziensis
B. decumbens
B. brizantha
Marandu
Comum
Basilisk
Description: Em programas de melhoramento tem-se sempre o interesse de conhecer melhor a variabilidade disponível para os principais caracteres morfoagronômicos. Nesse trabalho objetivou-se realizar a caracterização morfológica e da produção de forragem de clones de B. ruziziensis do programa de melhoramento genético da Embrapa Gado de Leite visando quantificar a variabilidade genética entre eles e ainda determinar a importância relativa desses caracteres para fins avaliativos. O experimento foi conduzido no Campo Experimental de Coronel Pacheco (MG). Foram avaliados 81 clones de B. ruziziensis, mais quatro testemunhas (?Comum? (B. ruziziensis), ?Basilisk? (B. decumbens), ?Marandu? (B. brizantha) e a população do primeiro ciclo de seleção (C0)). O delineamento foi de blocos casualisados, com três repetições e parcela de dois metros quadrados. Procedeu-se ao teste dos efeitos e estimação das herdabilidades (h2 c) com base na análise de variância dos caracteres em separado e posteriormente estimou-se a dissimilaridade entre os clones pela distância de Mahalanobis. O agrupamento dos clones foi feito pelo método de Tocher e a importância dos caracteres pelo método de Singh. Foram detectadas diferenças significativas (P<0,05) entre os clones avaliados para a maioria dos caracteres, demonstrando a existência de variabilidade genética. Verificou-se que sete caracteres de produção apresentaram uma contribuição relativa de 65,60% de toda a divergência genética, enquanto os reprodutivos e vegetativos contribuíram com apenas 34,40%, com destaque para as características VIG, PV e PS que apresentaram as maiores contribuições relativas. Os clones foram agrupados em nove grupos, sendo que 83,53% desses ficaram alocados no primeiro grupo formado. Em síntese, evidencia-se que há divergência entre os clones testados pelo programa de melhoramento genético de B. ruziziensis da Embrapa Gado de Leite e que é possível gerar populações com potencial para o desenvolvimento de cultivares superiores.
Data Created: 2012-02-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBMP20112.pdf30,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace