Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915787
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GIRALDI, B.
PESSOA, M. C. P. Y.
SA, L. A. N. de
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
MARINHO-PRADO, J. S.
Additional Information: BÁRBARA GIRALDI, CNPq; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA.
Title: Banco de dados de pragas quarentenárias A1: apoio ao sistema de análise de risco de introdução e estabelecimento de pragas quarentenárias do Estado de São Paulo.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2011, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2011. 1 CD ROM.
Language: pt_BR
Description: A análise de risco de introdução e estabelecimento de pragas quarentenárias demanda tanto o levantamento de pragas com potencial quarentenário quanto à organização e a agilidade na recuperação de informações detalhadas sobre essas pragas. O Laboratório de Quarentena ?Costa Lima? da Embrapa Meio Ambiente, no âmbito de projeto aprovado no Edital MAPA/CNPq Nº 64/2008, vem desenvolvendo um sistema informatizado (SysRiskQuarantine) para subsidiar essa análise de risco para os cultivos de eucalipto, citros, cana-de-açúcar e flores/plantas ornamentais no Estado de São Paulo. O sistema, desenvolvido em servidor Apache 2.0 e linguagens MySQL/HTML/PHP, viabilizará bancos de dados com informações sobre os principais municípios produtores do estado e sobre as pragas (presentes e quarentenárias), acessadas via formulários eletrônicos elaborados para a recuperação dinâmica on-line dos dados neles inseridos. O presente trabalho apresenta o banco de dado de pragas quarentenárias A1 do SysRiskQuarantine. O trabalho recuperou informações sobre 376 das 430 pragas A1 da Instrução Normativa nº 41 de 01 de julho de 2008 do MAPA (não incluídas 66 plantas infestantes/parasitas) quanto ao ataque aos cultivos. Fez uso de informações de literatura técnico-científica, de contatos com pesquisadores da área e de sites na internet para classificá-las, sempre que possível. Como resultado, 155 pragas A1, dentre as que foram recuperadas, apresentaram potencial para atacar eucalipto, citros, cana-de-açúcar e/ou flores e plantas ornamentais, prioritárias para estudos no projeto.
Thesagro: Praga quarentenária
Base de dados
Análise de risco de pragas
NAL Thesaurus: Introduced species
Databases
Data Created: 2012-02-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011AA29.pdf522,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace