Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915798
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SERAFIM, C. A
SÁ, L. A. N. de
PESSOA, M. C. P. Y.
WILCKEN, C. F.
Title: Monitoramento em três hortos florestais de eucalipto no Estado de São Paulo da praga exótica percevejo bronzeado Thaumastocoris Peregrinus (Hemiptera: Thaumastocoridae).
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2011, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2011. 1 CD ROM.
Language: pt_BR
Description: O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados obtidos pelo método de monitoramento do percevejo bronzeado Thaumastocoris peregrinus, (Hemiptera: Thaumastocoridae) em hortos florestais de Eucalyptus urograndis em três regiões do estado de São Paulo, quanto às respectivas flutuações populacionais (SÁ) deste inseto sob essas condições ambientais. De origem Australiana, este percevejo teve seu nome comum dado em função da coloração ?bronzeada? associada ao sintoma da injúria que causa nas folhas do eucalipto. Na Austrália vem sendo controlado com a utilização de inseticida sistêmico (Imidacloprido) injetado no tronco das árvores; e eficiente no controle (BUBOLA) desta praga em áreas urbanas. No Brasil desde maio/2008, quando detectado no município de São Francisco de Assis-RS e em junho/2008 em Jaguariúna-SP, vem se espalhando rapidamente para outras regiões já se fazendo presente em nove estados. O Laboratório de Quarentena ?Costa Lima? (LQC) da Embrapa Meio Ambiente vem estudando alternativas para o controle biológico desse inseto exótico realizada em talhões de E. urograndis utilizando-se de cartões armadilhas adesivas amarelas instaladas em hortos florestais localizados nas regiões de Campinas (Mogi-Guaçu), Rio Claro (Brotas) e Ribeirão Preto (Luiz Antônio), no estado de São Paulo, sendo substituído mensalmente e enviados, posteriormente, ao LQC para triagem, e contagem dos insetos capturados. Sendo assim os resultados do monitoramento indicaram a variação de adultos por horto florestal, mostrando sua maior concentração para que possam ser determinadas formas de controle à praga.
Thesagro: Praga de planta
Percevejo
Hemíptera.
NAL Thesaurus: Pest monitoring.
Data Created: 2012-02-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011AA30.pdf172,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace