Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/916415
Título: Restauração de áreas de preservação permanente: o caso dos eixos hidrográficos em cultivo de cana-de-açúcar, Sertãozinho - SP.
Autoria: MIRANDA, J. R.
ARIEDI JUNIOR, V. R.
Afiliação: JOSE ROBERTO MIRANDA, CNPM; VAGNER ROBERTO ARIEDI JUNIOR, UFSCAR.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: SIMPÓSIO DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DESAFIOS ATUAIS E FUTUROS, 4., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 2011.
Páginas: p. 284.
Conteúdo: A restauração e conservação efetiva da biodiversidade em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e um grande desafio. As pesquisas e estudos ainda carecem de itinerários metodológicos, capazes de compreender a realidade ecológica das áreas a serem restauradas. Esta pesquisa visou a desenvolver e testar um protocolo metodológico para a restauração de cobertura vegetal dos eixos hidrográficos localizados em fazendas com cultivo de cana-de-açúcar na bacia do Rio Pardo, região de Sertãozinho, SP. Os objetivos principais são qualificar e mapear o ?status? da cobertura vegetal nas APPs e determinar os procedimentos de recuperação e restauração mais adequados, além do desenvolvimento de um itinerário metodológico adaptado. A área de estudo compreende cerca de 25.000 hectares, entre áreas agrícolas e de preservação permanente. Para mapear e tipificar o estado da cobertura vegetal das APPs foram utilizadas imagens do satélite QuickBird na escala 1:10.000. Após a interpretação foram realizadas diversas incursões a campo para qualificar o estado atual de restauração ao longo das APPs, todas as cartas geradas foram digitalizadas e georreferenciadas. Uma centena de fichas pré-codificadas foi preenchida nas diversas situações de paisagem dos eixos hidrográficos. Elas identificaram e qualificaram o local, os aspectos do meio físico, a composição e estrutura da vegetação e o grau de degradação em função de gramíneas adventícias invasoras. Esses dados recolhidos orientarão as ações para a restauração mais efetiva possível da cobertura vegetal e auxiliaram na identificação de 14 categorias de ambientes, com a cobertura vegetal diferenciada no conjunto das APPs. Porem, algumas situações são mais criticas e prioritárias para o manejo ou restauração, como as que estão inteiramente invadidas por gramíneas adventícias vicariantes. O tratamento das imagens de satélite associado as incursões de campo permitiram o mapeamento e a tipificação temática das situações das APPs, dimensionando no espaço as áreas prioritárias para restauração. Um elenco de medidas corretivas, como o controle sistemático das gramíneas invasoras, escolha das espécies vegetais adaptadas, monitoramento e acompanhamento da implantação das mudas, esta sendo obtido através da aplicação dos protocolos de campo e gerando mais conhecimento das particularidades em termos de condições solo e clima de cada tipo de unidade de paisagem. A escolha por essências atrativas devera ser priorizada para promover a zoocoria e conferir sustentabilidade.
Thesagro: Cartografia
Cobertura Vegetal
Palavras-chave: Gramínea adventícias
Ecologia da paisagem
Restauração florestal
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MirandaSRE2.pdf200,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace