Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918520
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, G. A. B de
BATISTA, J. S. da S.
MARCELINO, F. C.
HUNGRIA, M.
Additional Information: GESIELE ALMEIDA BARROS DE CARVALHO, CNPSO - UEL; JESIANE STEFANIA DA SILVA BATISTA, CNPSo - Pós-graduanda; FRANCISMAR CORREA MARCELINO, CNPSO; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Title: Efeito da inoculação da estirpe CPAC 15 de Bradyrhizobium japonicum na expressão gênica de raízes de soja.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBILOGIA, 26.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BACTÉRIAS LÁTICAS; ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE MICROBIOLOGIA; SIMPÓSIO DE COLEÇÕES DE CULTURAS, 4., 2011, Foz do Iguaçu. Anais... São Paulo: SBM, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Resumo, 723-1.
Description: A estirpe CPAC 15 (=SEMIA 5079) de Bradyrhizobium japonicum é utilizada em inoculantes comerciais para a cultura da soja (Glycine max (L.) Merrill) no Brasil, devido à capacidade de fornecer todo o nitrogênio necessário para atingir altos rendimentos de grãos pelo processo de fixação biológica do nitrogênio, dispensando o uso de fertilizantes nitrogenados e resultando em uma grande economia de divisas para o País e de custos para o agricultor. Devido à importância da simbiose da soja com a CPAC 15, este trabalho objetivou analisar o efeito da inoculação com essa estirpe na expressão gênica das raízes de soja. Sementes de soja foram desinfestadas e germinadas por três dias, enquanto as bactérias foram cultivadas em meio de cultura para rizóbios até a fase exponencial de crescimento. Radículas de soja foram então inoculadas com 1 mL planta-1 de culturas contendo 107 UFC mL-1. O experimento foi conduzido em um delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições inoculadas e três não inoculadas, cada uma com 20 plantas. As plantas foram cultivadas em condições controladas de casa de vegetação e, dez dias após a inoculação, as raízes foram coletadas. Procedeu-se à extração do RNA das raízes, ao isolamento do mRNA e à construção da biblioteca de cDNA através da técnica de hibridização subtrativa supressiva, onde apenas os genes expressos nas plantas pelo efeito da inoculação foram exponencialmente amplificados. Tais genes foram sequenciados através da tecnologia Illumina e, com o uso de ferramentas de bioinformática realizou-se a montagem e análise das sequências obtidas. A biblioteca resultou em 3.776 genes diferencialmente expressos. As sequências foram agrupadas de acordo com a função biológica (Gene Ontology, GO), sendo identificados genes nas seguintes categorias: processos biossintéticos; processos catabólicos; ciclo celular; processo metabólico de hormônio; localização; metabolismo de compostos nitrogenados; organização de componentes celulares; óxidoredução; regulação de processos biológicos; resposta à estímulos; resposta à estresse; metabolismo secundário e sinalização. Uma análise dos genes de cada categoria foi realizada, com a identificação de diversos genes relacionados pela primeira vez à simbiose.
Thesagro: Microbiologia.
Data Created: 2012-03-13
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
efeito.pdf13,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace