Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918611
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, P. P. A.
PEDROSO, A. de F.
ALMEIDA, R. G. de
NOGUEIRA, S. F.
BARIONI, L. G.
BERNDT, A.
OLIVEIRA, P. A. V. de
HIGARASHI, M. M.
MORAES, S. A. de
MARTORANO, L. G.
PEREIRA, L. G. R.
VISOLI, M. C.
FASIABEN, M. do C. R.
FERNANDES, A. H. B. M.
Additional Information: PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE; ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, CNPGC; SANDRA FURLAN NOGUEIRA, CNPM; LUIS GUSTAVO BARIONI, CNPTIA; ALEXANDRE BERNDT, CPPSE; PAULO ARMANDO VICTORIA DE OLIVEIRA, CNPSA; MARTHA MAYUMI HIGARASHI, CNPSA; SALETE ALVES DE MORAES, CPATSA; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; MARCOS CEZAR VISOLI, CNPTIA; MARIA DO CARMO RAMOS FASIABEN, CNPTIA; ANA HELENA B MAROZZI FERNANDES, CPAP.
Title: Emissão de gases nas atividades pecuárias.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS, 2., 2011, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: SIGERA, 2011. p. 69-76, v. 1.
Language: pt_BR
Keywords: Mudanças climáticas
Description: As alterações climáticas e o aquecimento global continuam a ser tópicos de debate científico e de interesse público (Snyder et al., 2008). O aumento dos ―gases de efeito estufa‖ (GEE) na atmosfera tem sido apontado como uma das principais causas das mudanças climáticas, porque aumentam o potencial de aquecimento global. O dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) são os principais GEEs. Apesar das concentrações de metano e óxido nitroso na atmosfera serem menores que a de CO2, a mensuração de seus fluxos de emissão é importante porque esses gases apresentam potencial de promoção do efeito estufa, 23 e 296 vezes maior em relação ao CO2, respectivamente (Snyder et al., 2008). A queima de combustíveis fósseis é a maior contribuinte global de GEE, principalmente CO2, respondendo por mais de 60% de todas as emissões mundiais. Dentre outras atividades, a agropecuária é uma das que mais contribui com a emissão de CH4 (Berndt, 2010), principalmente através da produção de arroz e da pecuária. A emissão de amônia no setor agropecuário, apesar de não ser uma causadora direta do efeito estufa, é também motivo de precaução devido a seus efeitos no ambiente e no bem estar animal, especialmente das aves. Quanto a emissão de óxido nitroso, De Klein and Ledgard (2005), citados por Saggar et al., 2007, enfatizam a importância da deposição da urina dos ruminantes. Já para as fezes, segundo Saggar et al., 2007, o N depositado na superfície do solo está na forma orgânica e sofre baixa mineralização, resultando em emissões irrelevantes de N2O. Três fatos contribuem para tornar muito relevantes as emissões e remoções antrópicas de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira: o fato de o Brasil ter realizado abertura de novas áreas agrícolas por meio de desmatamento e queimadas; o fato de o Brasil possuir matriz energética essencialmente fundamentada em geração hidroelétrica, diminuindo a participação do setor industrial e transportes frente à agropecuária e o tamanho de rebanho brasileiro, com liderança na produção e exportação de vários produtos de origem agropecuária. No contexto da pecuária, o Brasil ocupa posição de destaque no mundo, com o maior rebanho comercial bovino, com 171,6 milhões de cabeças (IBGE, 2009), detendo aproximadamente, 20% do mercado de carne (USDA, 2009), além de ser o sexto maior produtor mundial de leite (IBGE, 2009). Na produção de aves, o Brasil ocupa o terceiro lugar, tanto nas exportações quanto na produção.Na produção de suínos ocupa o quarto lugar nesses quesitos (IBGE, 2009).
Data Created: 2012-03-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SandraSIGERA.pdf178,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace