Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918656
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROSA NETO, C.
VIEIRA JUNIOR, J. R.
FERNANDES, C. de F.
MARCOLAN, A. L.
COLLARES, D. G.
Additional Information: CALIXTO ROSA NETO, CPAF-RO; JOSE ROBERTO VIEIRA JUNIOR, CPAF-RO; CLEBERSON DE FREITAS FERNANDES, CPAF-RO; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; DANIELA GARCIA COLLARES, CNPAE.
Title: Tecnologias para a produção de sementes de feijão-caupi na comunidade ribeirinha do Cujubim Grande, em Rondônia.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA GERAL, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2011. 1 CD-ROM. SOBER 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Cujubim Grande
Rio Madeira
Multiplicação de sementes
Feijão-caupi
Description: A comunidade do Cujubim é formada por cerca de 100 famílias, que residem em cinco localidades, no entorno do lago do Cujubim Grande, situado à margem direita do Rio Madeira, a 35 km de Porto Velho, em Rondônia. A população local constitui-se principalmente de ribeirinhos, os quais têm na pesca, na produção de farinha e no extrativismo a sua principal fonte de renda. A agricultura de subsistência é praticada como atividade complementar pela maioria dos moradores da comunidade, sendo o feijão-caupi (Vigna unguiculata L.) e a melancia [Citrullus lanatus) algumas das principais culturas. Durante seis meses do ano, o nível das águas do rio Madeira baixa, trazendo à tona uma grande extensão de terras, as quais têm por característica a alta fertilidade, umidade constantemente próxima à capacidade de campo e isenção de propágulos de plantas daninhas. O uso agrícola dessas áreas dispensa o uso de adubação, irrigação e aplicação de herbicidas, o que favorece o cultivo agroecológico do feijão-caupi, a um custo de produção consideravelmente baixo. No entanto, a falta de conhecimentos adequados ou mesmo as dificuldades financeiras inviabilizavam a produção local e a manutenção de sementes para o plantio da safra seguinte, o que fazia com que os produtores ficassem sempre na dependência de adquiri-las no mercado local. Nesse contexto, a partir dos resultados de um projeto de pesquisa participativa executado pela Embrapa Rondônia entre 2005 e 2006 foram selecionadas quatro variedades de feijão-caupi, além de pequenos ajustes no sistema de produção utilizado pelos produtores. A partir daí, aprovou-se um projeto de transferência de tecnologias, executado entre 2007 e 2008, que possibilitou multiplicar as sementes dessas variedades e construir um banco para armazenagem das sementes. Foram realizadas ainda ações de capacitação dos produtores e um curso de organização social, visando promover uma melhor interação entre a equipe do projeto e os ribeirinhos. Com a realização das ações constantes no projeto conseguiu-se contribuir para o incremento quantitativo e qualitativo do cultivo de feijão-caupi junto à comunidade de Cujubim Grande, além do efeito multiplicador junto a outras regiões do baixo Madeira, que resultou inclusive em outro projeto, ora em execução, em duas comunidades do Distrito de Calama, em Porto Velho-RO.
Data Created: 2012-03-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
289.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace