Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918791
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPIMENTEL, M. L.
dc.contributor.authorTURETTA, A. P. D.
dc.contributor.authorTÁVORA, G. S. G.
dc.date.accessioned2022-05-17T18:17:56Z-
dc.date.available2022-05-17T18:17:56Z-
dc.date.created2012-03-14
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918791-
dc.descriptionO espaço agrário brasileiro é objeto de estudo de inúmeros trabalhos no meio científico. Após a década de 1970, e mais fortemente durante as últimas duas décadas, podemos apontar para uma forte reorganização deste espaço em direção à região do Oeste Baiano. O presente trabalho tem por objetivo utilizar técnicas de geoprocessamento para analisar as mudanças de uso da terra relacionada à expansão da agricultura nos municípios de Correntina, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Riachão das Neves, ambos pertencentes à mesorregião do Extremo Oeste Baiano, aplicando metodologia de análise multitemporais. A alta variabilidade temporal, característica de países de clima tropical dificulta o monitoramento das terras, e, por isso, uma única imagem de satélite pode não ser suficientemente representativa. Assim, a dinâmica das áreas agrícolas poderá ser melhor monitorada com o uso de imagens de diferentes anos. Nesse sentido, para o presente estudo, foram aplicadas técnicas de geoprocessamento através de imagens de satélites TM/Landsat-5, correspondentes aos anos de 2005 e 2010, combinadas com informações de bases secundárias de diferentes naturezas. Desta forma, objetiva-se apontar quais classes de uso da terra apresentaram um maior crescimento e sua tendência de expansão para os anos seguintes, servindo como base para o diagnóstico e prognóstico de impactos diretos e indiretos no cerrado brasileiro.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOeste da Bahia
dc.subjectAnálise Multitemporal
dc.titleMudanças de uso da terra e expansão da agricultura no Oeste da Bahia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroUso da Terra
riaa.ainfo.id918791
riaa.ainfo.lastupdate2022-05-17
dc.contributor.institutionMARCELLO LEONARDO PIMENTEL; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; GABRIEL SPINOLA GARCIA TÁVORA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Mudancas-de-uso-da-terra-e-expansao-da-agricultura-no-Oeste-da-Bahia-2011.pdf318.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace