Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918793
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUZA, E. de
dc.contributor.authorFERNANDES FILHO, E. I.
dc.contributor.authorCHAGAS, C. da S.
dc.contributor.authorSCHAEFER, C. E. G. R.
dc.contributor.authorKER, J. C.
dc.contributor.authorVIEIRA, C. A. O.
dc.contributor.authorSIMAS, F. N. B.
dc.date.accessioned2022-05-18T13:15:25Z-
dc.date.available2022-05-18T13:15:25Z-
dc.date.created2012-03-14
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918793-
dc.descriptionA classificação supervisionada de solos, especialmente nas últimas décadas, vem sendo realizada por modelos, matemáticos e estatísticos a exemplo das redes neurais. A maioria dos trabalhos com redes neurais avaliaram propriedades dos solos, sendo o estudo das classes ainda incipiente. Assim este trabalho teve como objetivo avaliar a classificação de solos por redes neurais para uma área situada na Serra do Cipó. Para tanto utilizou informações analíticas de perfis de solos e variáveis discriminantes como: bandas de imagem de satélite e índices derivados, mapas geológico, pedológico e de atributos do terreno. Os resultados obtidos na classificação pelas redes neurais foram comparados com uma classificação feita pelo classificador MaxVer a partir de validação dos mapas com pontos de referência terrestre. Os mesmos pontos foram utilizados para validar o mapa obtido pelo método convencional. Os mapas obtidos pelos dois classificadores apresentaram índice de exatidão considerado bom, sem diferença estatística. O mapa melhor classificado pelo MaxVer apresentou índice kappa de 0,58, enquanto que pelas redes neurais o maior índice foi de 0,60. A eficiência dos classificadores, na discriminação individual das unidades de solo se diferiram, sendo duas unidades melhor classificadas pelo MaxVer, três pelas redes neurais e quatro unidades com exatidão estatisticamente igual para os dois classificadores. A exatidão global do mapa de solos obtido pelo método convencional foi de 82%, obtido pela concordância dos solos de referencia com aqueles associados em qualquer componente da unidade. Os solos no primeiro componente das unidades de mapeamento apresentaram 48% de concordância com solos de referência.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSerra do Espinhaço
dc.subjectRedes Neurais
dc.subjectMapeamento Digital
dc.titleClassificação superviosionada de solos por redes neurais artificiais na Serra do Cipó - MG.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMapa
dc.subject.thesagroClassificação do Solo
riaa.ainfo.id918793
riaa.ainfo.lastupdate2022-05-18
dc.contributor.institutionELIANA DE SOUZA, UFV; ELPIDIO INÁCIO FERNANDES FILHO, UFV; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; CARLOS ERNESTO G. R. SCHAEFER, UFV; JOÃO CARLOS KER, UFV; CARLOS ANTONIO OLIVEIRA VIEIRA, UFV; FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS, UFSC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Classificacao-superviosionada-de-solos-por-redes-neurais-artificiais-2011.pdf239.41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace