Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPINHEIRO, H. S. K.
dc.contributor.authorBARBOSA, A. M.
dc.contributor.authorANJOS, L. H. C. dos
dc.contributor.authorCHAGAS, C. da S.
dc.contributor.authorCARVALHO JUNIOR, W. de
dc.date.accessioned2022-05-18T14:12:27Z-
dc.date.available2022-05-18T14:12:27Z-
dc.date.created2012-03-14
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918797-
dc.descriptionModelos solo-paisagem, para predição dos padrões naturais de ocorrência de solos, são uma nova ferramenta para mapeamento de solos. A integração desses modelos a sistemas de informação geográfica possibilita identificar aspectos da superfície do terreno de forma mais quantitativa e, em consequência, agiliza os levantamentos de solos. Ainda, os modelos digitais de elevação (MDEs) podem fornecer informações relevantes para estudos de gênese e classificação de solos através da caracterização de componentes da paisagem. O estudo teve o objetivo de avaliar diferentes MDEs, gerados em diferentes resoluções espaciais e a partir da interpolação de dados primários, buscando definir o modelo mais adequado para o mapeamento digital de solos da bacia hidrográfica do Rio Guapi-Macacu (RJ). O processamento dos dados foi realizado no programa ArcGIS (v.9.3.1) e as fontes de dados primários utilizadas na interpolação foram: curvas de nível, drenagem, pontos cotados e dados de sensor remoto, combinadas em três grupos de dados. Foram gerados MDEs em oito tamanhos de células (15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 m). Os modelos foram avaliados através da comparação entre curvas de nível originais e derivadas dos modelos, e pela significância das fontes de variação testadas: resolução e grupo de dados. Considerando os critérios e dados utilizados, o modelo mais adequado para a representaçao da altimetria da área em estudo foi o MDE de resolução de 30m, obtido pela interpolação de dados primários de elevação de curvas de nível, pontos cotados (escala 1:10.000 e 1:50.000) e de dados de sensor remoto.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMapeamento de Solos
dc.subjectResolução Espacial
dc.subjectModelagem Digital
dc.titleEfeitos da resolução espacial em modelos digitais de elevação oriundos de interpolação de dados no mapeamento digital de solos da bacia do rio Guapi-Macacu, RJ.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id918797
riaa.ainfo.lastupdate2022-05-18
dc.contributor.institutionHELENA SARAIVA KOENOW PINHEIRO, UFRRJ; ALEXANDRE MUSELLI BARBOSA, UFRRJ; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFEITOS-DA-RESOLUCAO-ESPACIAL-EM-MODELOS-DIGITAIS.PDF253 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace