Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPINHEIRO, H. S. K.
dc.contributor.authorANJOS, L. H. C. dos
dc.contributor.authorCHAGAS, C. da S.
dc.contributor.authorCARVALHO JUNIOR, W. de
dc.contributor.authorPEREIRA, N. R.
dc.date.accessioned2024-04-18T19:09:48Z-
dc.date.available2024-04-18T19:09:48Z-
dc.date.created2012-03-14
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918800-
dc.descriptionO mapeamento de solos envolve a descrição das propriedades e características dos solos e sua representação em unidades de mapeamento. A delimitação dessas unidades é intrínseca à variação dos parâmetros geomorfológicos na paisagem. A análise do padrão de variação dos atributos geomorfológicos, como altimetria, declividade e superfície de curvatura, é importante para o estudo da gênese dos solos e para a sua representação cartográfica, já que baseado nestes atributos é possível inferir e predizer o padrão de ocorrência de solos em uma área. O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a ocorrência das classes de solos e os domínios geomorfológicos na bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu (RJ). A coleta de amostras e a descrição de perfis foram feitas buscando representatividade e casualização da amostragem, em função dos atributos de altimetria, declividade e curvatura. Para tanto, foram gerados mapas temáticos desses atributos no programa ArcGIS (v.9.3.1). Tais temas foram usados em programa específico para sorteio de amostras (“Latin Hipercube Sampling-LHCS”), onde foram definidos os pontos de coleta. O conjunto amostral obtido, conforme observado no campo, contemplou as diversas formas de relevo da bacia hidrográfica. Os resultados, nos 82 pontos amostrais, após a determinação das ordens de solos, apresentaram distribuição coerente com a representatividade dos domínios geomorfológicos da bacia do rio Guapi-Macacu. A interpretação de imagens, modelos digitais e mapas temáticos, aliada às observações de campo e a revisão bibliográfica evidenciaram a relação estreita entre formas do relevo e a ocorrência de classes de solos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAtributos da paisagem
dc.titleRelações geomorfopedológicas e importância para o mapeamento de solos da bacia hidrográfica do Rio Guapi-Macacu (RJ).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroClassificação do Solo
dc.subject.thesagroGeomorfologia
riaa.ainfo.id918800
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-18
dc.contributor.institutionHELENA SARAIVA KOENOW PINHEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relacoes-geomorfopedologicas-e-importancia-para-o-mapeamento-2011.pdf316.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace