Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918810
Título: Adsorção e fotoquímica de pireno em solos brasileiros com e sem matéria orgânica.
Autoria: TEIXEIRA, S. C. G.
MOREIRA, J. da C.
FERREIRA, L. F. V.
OLIVEIRA, A. S.
MARQUES, M. R. da C.
PEREZ, D. V.
Afiliação: SILVIO CESAR GODINHO TEIXEIRA, UERJ; JOSINO DA COSTA MOREIRA, FIOCRUZ; LUIS FILIPE VIEIRA FERRREIRA, UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA; ANABELA SOUSA OLIVEIRA, INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE, LUGAR DA ABADESSA; MÔNICA REGINA DA COSTA MARQUES, UERJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) são substâncias carcinogênicas e genotóxicas que constituem a menor e mais tóxica fração do petróleo e são de particular interesse devido a sua frequência de ocorrência em locais poluídos como nos Estados Unidos e Brasil. Nesse trabalho foi estudada a fotoquímica de pireno, um HPA, adsorvido em nove classes de solos brasileiros com o objetivo de estudar a forma fotoquímica como esse produto se encontra adsorvido ao solo. Os espectros de fluorescência foram obtidos em estado sólido por geometria de reflexão e na presença de amostras de solo com matéria orgânica e nos mesmos solos onde a matéria orgânica foi extraída. Os resultados evidenciaram que, na presença de solos com matéria orgânica, o pireno se apresentou como um monômero, que é uma das espécies fotoquímicas possíveis. O resultado sugere que, nesses casos, o pireno se encontra adsorvido em uma monocamada. A remoção da matéria orgânica levou a formação de exímeros, a outra espécie fotoquímica do analito, que se caracteriza pela dimerização de moléculas uma em estado fundamental com outra em estado excitado. Nos solos com alto teor de argilas expansivas, mesmo na ausência de matéria orgânica, verificou-se a presença de monômeros. A hidratação do mineral possibilita a inclusão do pireno no espaço interlamelar, o que contribui para o aumento da área superficial dos sítios de adsorção. Logo, verificou-se que não só a matéria orgânica como também as argilas expansivas são importantes para a adsorção do pireno no solo.
Thesagro: Adsorção
Solo
Palavras-chave: Fotoquímica de pireno
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADSORCAO-E-FOTOQUIMICA-DE-PIRENO-EM-SOLOS-BRASILEIROS-COM-E-SEM-MATERIA-ORGANICA.PDF191,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace